terça-feira, 3 de julho de 2012

REFLEXÃO "A ELEIÇÃO DOS FILHOS DE DEUS"





A ELEIÇÃO DOS FILHOS DE DEUS - 1ª PARTE


"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrario, EU VOS ESCOLHI A VÓS OUTROS, e vos designei para vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça; afim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vô-lo conceda" (João 15:16).
O texto em questão são palavras de Jesus proferidas aos seus discípulos perto dos últimos dias do seu ministério. Ele falava acerca de uma escolha, a qual, Ele mesmo, Jesus, é o Autor; há uma escolha determinada por Deus em incluir a muitos no seu plano de salvação. E é evidente que onde há escolha implicitamente também existe exclusão. Todo aquele que escolhe, também exclui.
Houve um tempo no calendário de Deus, que Ele determinou quem seriam aqueles que teriam o direito de usufruírem a sua misericórdia. Esses são chamados de "VASOS DE MISERICÓRDIA, que para a glória preparou de antemão" (Romanos 9:23). Enquanto que houve uma escolha "desde o principio para a salvação" (II Tessalonicenses 2:13) de um povo, também houve uma exclusão por parte de Deus em relação a alguns. Esses, os "nomes NÃO FORAM ESCRITOS no livro da vida desde a fundação do mundo" (Apocalipse 17:8). Portanto, a regra já foi estabelecida. Quem está no plano de Deus quanto à eleição, chegará ao conhecimento da verdade. Os que não foram escolhidos sempre rejeitarão a Deus e a sua palavra.
A eleição dos filhos de Deus é primeiramente individual. Deus elegeu pessoas individualmente, como por exemplo, o próprio Abraão, que foi chamado por Deus e tirado da Mesopotâmia, terra de pagã os, para ser o cabeça de várias nações (Neemias 7:9). Paulo, escrevendo aos romanos, saúda a Rufo a quem chama de "eleito no Senhor" (Romanos 16:13). Como são muitos os escolhidos, forma uma Eclésia, palavra grega para assembléia de santos ou simples mente, igreja. Todos os eleitos têm os seus nomes inscritos no livro da vida (Filipenses 4:13). Daí então, os termos "eleitos" e "escolhidos" são empregados freqüentemente em toda a Bíblia para designar aqueles a quem Deus escolheu para ser o seu povo por meio de Jesus. O que teria movido Deus a escolher alguns? A Bíblia tem muito a dizer sobre isto. Uma vez que todos jazem no Maligno (Efésios 2:1-3) e que se tornaram seus escravos (II Timóteo 2:24-26), somente a intervenção de Deus poderá salvar alguns, ou todos, se Ele assim tivesse desejado.
O completo desenvolvimento teológico da doutrina da eleição dos filhos de Deus, é apresentado com maior clareza em todo o Novo Testamento, principalmente nas Epístolas de Paulo, onde a eleição é apresentada em alguns aspectos, como sendo uma escolha graciosa, soberana e eterna de pecadores individuais para que sejam salvos e glorificados em Cristo e por meio Dele.
(Continuação na próxima postagem) 

Um comentário:

  1. A paz de Cristo.
    Louvamos ao Senhor todos os dias por novos irmãos de perto e de longe.Passei pra deixar um abraço cheinho de carinho.
    Beijos

    ResponderExcluir