sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NOTÍCIA DO RN


Governadora Rosalba Ciarlini e prefeito Carlos Eduardo unem forças para garantir recursos federais para Saúde  NELSON DANTAS



A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na sede da Governadoria, na tarde desta quinta-feira (24), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, para definir os principais pontos que serão levados ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante reunião a ser realizada na próxima terça-feira (29), em Brasília. A reunião que antecede o encontro com o ministro contou com a participação dos secretários de Estado da Saúde, Isaú Vilela, e do Município, Cipriano Maia.

A ideia é promover uma ação conjunta entre os governos Federal, Estadual e Municipal, uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) é tripartite, para melhorar o atendimento nas unidades da capital. A governadora Rosalba Ciarlini lembrou que todos os hospitais estaduais passaram a receber uma demanda maior do que a suportada nos últimos três meses.

“Essa parceria com o prefeito Carlos Eduardo para levar os pleitos ao ministro da Saúde vai ser fundamental”, lembrou a Governadora. Ela enfatizou, também, que o esforço feito pelo Estado para melhorar a qualidade do serviço prestado à população não é suficiente sem o apoio da capital do estado. “O esforço do Governo do Estado já garantiu 88 leitos de retaguarda, o aumento no número de leitos de UTI, além da convocação de 400 profissionais de saúde para suprir a deficiência”.

“Precisamos restabelecer a normalidade em Natal e uma das metas é colocar as quatro UPAS da capital para funcionar”, declarou o prefeito Carlos Eduardo. “Precisamos somar esforços para que o Município também possa funcionar em sua integralidade dentro do que é de nossa responsabilidade: a baixa e a média complexidade”, complementou.

Atualmente, 12 hospitais estaduais estão em reforma. Santa Catarina, Giselda Trigueiro, João Machado, Walfredo Gurgel, Hospital da Polícia, em Natal, Rafael Fernandes e Tarcisio Maia, em Mossoró, Alfredo Mesquita, em Macaíba, Hospital Regional de São Paulo do Potengi, Lindolfo Gomes Vital, em Santo Antônio, além do Hemonorte, em Natal.

Fotos: Demis Roussos

Nenhum comentário:

Postar um comentário