quinta-feira, 28 de agosto de 2014

NOTÍCIA DO BRASIL

MEC INICIA CONSULTA A ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA BASE NACIONAL CURRICULAR.

Com as informações, será produzido um estudo que vai subsidiar as discussões em torno da base nacional comum curricular.

O Ministério da Educação (MEC) começou nesta semana uma consulta ao Distrito Federal e aos municípios para coletar informações para a construção de uma base nacional comum curricular. A questão é uma demanda antiga de professores e de entidades ligadas à educação. Com uma base comum haverá uma definição do que é preciso aprender em cada etapa de ensino.
Segundo o MEC, a consulta teve início por meio de comunicado enviado a cada secretário de Educação dos estados e do Distrito Federal e também a cada uma das representações estaduais da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Com as informações, será produzido um estudo que vai subsidiar as discussões em torno da base nacional comum curricular.
Os dirigentes podem acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do MEC e responder ao questionário sobre as três etapas da educação básica, infantil, ensino fundamental e ensino médio, no módulo relativo ao Plano de Ações Articuladas (PAR).
As questões são sobre os documentos e as normas curriculares produzidas pelos sistemas de educação a partir de 2010, quando foram publicadas as novas diretrizes nacionais. Além das perguntas, os dirigentes poderão enviar documentos digitais com as normativas e propostas curriculares dos respectivos sistemas.
A pasta informou nesta quinta-feira (28) que a Diretoria de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) também está fazendo reuniões com especialistas de universidades e professores da educação básica das diferentes áreas do conhecimento para auxiliar no debate nacional sobre a base nacional curricular.

Fonte: Agência Brasil/http://nominuto.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário