Mais uma central nuclear no Japão apresenta problemas
TÓQUIO - O sistema de resfriamento do reator número 2 da usina nuclear de Tokai, na província de Ibaraki, a 120 quilômetros ao norte de Tóqui, parou de funcionar, informou neste domingo a agência de notícias Kyodo. Segundo autoridades japonesas, o defeito é mais uma consequência do terremoto de 9 pontos na escala Richter, que abalou o país na última sexta-feira, mas não há risco de vazamento radioativa.
O reator da usina de Tokai tem três geradores de resfriamento, dois dos quais falharam; segundo os técnicos, o que está funcionando é suficiente para garantir a segurança do reator.
Tokai é a unidade nuclear japonesa mais próxima de Tóquio.
O problema em Tokai acontece no dia seguinte à explosão na usina de Fukushima Daiichi, mais ao norte, o mais grave acidente em instalações nucleares japonesas já acontecido. A explosão, de acordo com o governo, não atingiu o contêiner dos reatores. Para controlar a pressão nos reatores 1 e 3, vapor radioativo foi liberado para a atmosfera. O Japão decretou estado de emergência nas usinas de Fukushima Daiichi e Daini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário