quinta-feira, 19 de maio de 2011

TAMBÉM NÃO É JUSTO FICAR COM ESTÁ.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Não é justo colocar toda a crise das greves nas costas de Rosalba

Insisto na tese: não dá para colocar toda a culpa pelo desgaste que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) está passando, na conta da atual titular da Governadoria. Essa conta tem muitos outros “donos”. Evidentemente que por se tratar de desgaste político, não vamos encontrar quem queira assumir a paternidade disso. Mas como a coluna não é afeita a injustiças, vou nominar um por um até para ficar como registro histórico para quem no futuro usar esse blog como fonte de pesquisa.

Responsáveis
Não se pode tirar da “conta” do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e do atual vice-governador, Robinson Faria (PMN), a culpa pelo caos que se aproxima. Foi Iberê quem enviou para a Assembleia Legislativa o projeto que criou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de todos os servidores públicos do Estado. A iniciativa, para não criar desgaste para si, foi aprovada por Robinson e pela bancada que apoia.

Pagamento
O pagamento da atualização dos salários dos servidores foi feito em sua primeira parcela ainda pelo Governo de Iberê, antes das eleições. A batata quente ficou para o próximo governador. Como na peça orçamentária deste ano há a previsão da destinação de recursos para o pagamento do plano, os servidores não poderiam fazer outra coisa a não ser cobrar que o Governo também faça a dele e pague o que têm direito.

Análise
Já escrevi aqui e repito: desde que se começou a falar sobre o assunto já previa que algo do tipo aconteceria. Está na cara que o projeto foi eleitoreiro e que iria criar falsas expectativas nos servidores do Estado. E olhe, caro leitor, que não estou falando em um projeto qualquer, estou tratando de um crescimento vegetativo gigante que pode trazer problemas sérios à administração estadual — se realmente o quadro colocado por Rosalba for verdadeiro.

Estado
Ora, o Estado não pode existir apenas para pagar a folha de servidores. É preciso ter dinheiro para investimento, para a realização das obras, inclusive na própria estrutura do Estado, que garanta melhores condições de funcionamento das escolas, por exemplo. Isso olhando apenas para dentro do Estado, sem olhar para fora dele, o que também é importante para a sociedade.

Concluindo
Sendo assim, caro leitor, quero deixar claro que se alguém tem culpa no cartório esses são o ex-governador Iberê Ferreira e o atual vice-governador, Robinson Faria (PMN). Um apresentou e o outro aprovou. Rosalba acaba sendo penalizada também, afinal de contas o problema para resolver é dela e a sociedade quer resposta imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário