GREVE NA EDUCAÇÃO - CONFIRA AS ULTIMAS NOTÍCIAS
SINTE DIVULGA CALENDÁRIO DE AÇÕES DA GREVE NESTA SEMANA
Dia 09/05/2011- (segunda-feira)
Realização de Plenária no Churchill
15h busca de Audiência na Casa Civil
Dia 10/05/2011- (Terça Feira).
9 h - Audiência sobre a Educação do RN, na Assembléia Legislativa.
Às 15h, audiência com os (as) Deputados(as) e Presidente da Assembléia Legislativa
Assunto: Negociação Governo e SINTE/RN
Dia 11/05/2011- (Quarta feira) Parada Nacional
Assembléia: Praça Gentil Ferreira, às 14 horas, com caminhada pelo Alecrim e panfletagem
Dia 12/05/2011- (Quinta Feira)
7h - Arrastão na SEEC
15h - Concentração e caminhada no bairro Dix Sept Rosado
Dia 13/05/2011- (Sexta-feira)
9 h- Reunião com Diretores de Escola para tratar da participação dos professores Seletivos e Estagiários.
9h- Instalação do Fórum Estadual em Defesa da Educação do Rio Grande do Norte
Local: Auditório da Escola de Música da UFRN
Dia 18/05/2011- (Segunda-Feira)
14h Assembléia Geral da Categoria.
NOTA DE REPUDIO
NA PLENÁRIA FOI APROVADA NOTA DE REPÚDIO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PELA NOTAS QUE VÊM SENDO VEICULADAS NA IMPRENSA, E PELA RESPONSABILIDADE QUE ESTE SINDICATO TEM PARA COM A EDUCAÇÃO PUBLICO DO RN.
Trabalhadores em Educação realizam plenária
Em plenária realizada na segunda-feira (9), os Trabalhadores em Educação do Estado traçaram novas estratégias da greve no RN. Durante o encontro, realizado na Escola Winston Churchill, foi provado mais uma vez o poder de mobilização da categoria: a plenária teve a participação de regionais de todo o Estado.
Para a direção do Sinte, essa é a representação do movimento grevista em todo o Estado, cuja média de adesão supera os 90%. Segundo o diretor de Administração e Finanças do Sinte, Assis Filho a adesão ao movimento tem crescido em todo o Estado. “A insatisfação está em toda parte. Na cidade da governadora, por exemplo, quase 100% das escolas estão em greve. Nos municípios circunvizinhos também há uma adesão em massa à greve.”, informou o dirigente.
SINTE comenta sobre nota do Governo estadual
Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, o texto é mais uma tentativa de mascarar a realidade da Educação no RN. “Em lugar da nota, o Governo deveria explicar à população o porquê de a arrecadação ter aumentado - assim como o Fundeb - e, ainda assim, a Educação ser deixada de lado”, disse.
A nota ainda possibilita a interpretação de que a greve é programada e é responsável pela desilusão dos estudantes. Segundo o texto, a greve “mata as expectativas dos alunos e familiares em relação à construção de um futuro melhor”. Com isso, o governo tenta fugir da culpa por não possibilitar melhores condições de ensino aos alunos e de trabalho aos servidores e transfere a responsabilidade para os trabalhadores em Educação.
“A direção do Sinte repudia este tipo de insinuação. A verdade é que o Governo Rosalba não cumpre a lei. Nesse tempo, a atual gestão já deveria ter, pelo menos, pago o Piso Salarial e reduzido a jornada de sala de aula dos professores.”, afirma a dirigente. A redução da jornada à qual Fátima Cardoso se refere é a que diz respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal. Ela modifica a jornada de 25 horas/aula, para 20 horas/aula e 10 horas para planejamento, estudo etc.
“O governo precisa ser mais responsável no que se refere às expectativas do aluno e à função social da escola. É preciso nos responder, por exemplo, por que falta professor em toda rede de ensino e assumir que isso não é apenas responsabilidade das gestões passadas.”, avalia a dirigente.
FONTE: SINTE/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário