Mossoró editor e livreiro Xavier Cortez
O Projeto Arte Potiguar no Mundo, uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, traz a Mossoró nesta terça-feira (14/06), o editor e livreiro José Xavier Cortez, diretor-presidente da Cortez Editora.
Mossoró será a primeira cidade a ser visitada pelo editor, natural de Currais Novos, que percorrerá Assu, Ipanguaçu e Natal, onde fará ciclo de palestras. Cortez é o segundo convidado do projeto Arte Potiguar no Mundo, lançado em maio de 2011 que tem a finalidade de trazer importantes nomes do cenário cultural e artístico de origem norte-rio-grandense e que tem relevância nacional e internacional, para que falem da sua trajetória e histórias de vida, de maneira a estimular, incentivar e criar a cultura nos espectadores de que o conhecimento e o trabalho po de gerar reconhecimento e sucesso.
Em Mossoró, o projeto está recebendo apoio da administração municipal, através da Secretaria da Cidadania. “Estamos apoiando e colaborando com o projeto por entender a importância que ele tem, pois resgata histórias de sucesso dos potiguares, que merecem ser recontadas e que possa servir de indutor para muita gente”, comentou o secretário Francisco Carlos Carvalho.
Em Mossoró, Cortez fará duas palestras, sendo a primeira nesta terça-feira, às 19h no auditório do Sesi e na quarta-feira no teatro Alfredo Simonetti, no bairro Alto de São Manoel (zona leste da cidade).
JOSÉ CORTEZ- Nascido no sítio Santa Rita, na cidade de Currais Novos, o menino que foi agricultor, prestou serviço militar na Marinha e depois, chegou a lavar carros em São Paulo, é atua lmente um dos maiores editores do país. Tornou-se conhecido devido sua paixão pela leitura. Paixão essa que o levou a trilhar os caminhos do livreiro e editor de livros.
Apesar de considerar-se um ‘leitor tardio’, pois somente aos 29 anos entrou para o curso de economia na Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP), o jovem conseguiu abrir uma livraria nas dependências da universidade e posteriormente sua própria livraria, que tem hoje mais de 30 anos de fundação e é referência na formação e especialização de professores e alunos nas áreas de ciências humanas e naturais. Atualmente, a Cortez Editora possui em seu catálogo aproximadamente 1000 títulos, escritos por renomados especialistas nacionais, traduções de autores consagrados internacionalmente e também de novos intelectuais.
PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS

Nenhum comentário:
Postar um comentário