quinta-feira, 7 de julho de 2011

VESTIBULAR DE 2012 PODE SER ADIADO

CONTRAPROPOSTA DA UERN FRACASSA E GREVE CONTINUA, JÁ SE FALA QUE O VESTIBULAR 2012 DA UERN PODE SER ADIADO



GOVERNO NÃO CHEGOU NEM A RECEBER A CONTRAPROPOSTA


Representantes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) se reuniram na tarde de ontem, 5, com a administração da universidade. O encontro aconteceu na sede da Reitoria, onde foram discutidas questões ligadas à paralisação das atividades e ao funcionamento da instituição.

Embora o encontro tenha sido considerado proveitoso em alguns aspectos, na ocasião, os professores ficaram sabendo que um de seus principais objetivos não foi alcançado, serem ouvidos pelo Governo.

De acordo com o presidente da Aduern, Flaubert Torquato, o primeiro ponto debatido durante a reunião diz respeito à apresentação de uma contraproposta, elaborada pelos professores, ao Governo do Estado, com intermédio da Reitoria. Ele informa que não foi possível ser realizada a apresentação do documento, o que decepcionou a categoria, confiante em avançar nas negociações a partir da apresentação do documento. “Infelizmente, a gente perdeu mais uma semana”, menciona Flaubert.

Segundo ele, esta semana o reitor irá a Natal, onde se reunirá com o chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso. A intenção, no entanto, é que o contato fosse com a governadora, porém, ela estará em Brasília. “A gente ainda entende que é a governadora a pessoa mais indicada para responder nossa pauta”, acrescenta.

Outro ponto discutido durante o encontro, diz respeito à possível rescisão no contrato entre professores substitutos e universidade. A categoria entendeu a medida como uma afronta, uma tentativa de reprimir o direito de greve. Em uma atitude sensata, o reitor acatou o pedido dos docentes e os contratos não serão reincididos. “Os professores substitutos manterão os contratos, receberão seus salários e poderão fazer greve”, conclui Flaubert Torquato.

A reunião também possibilitou a formação de uma comissão interna para discutir questões e elaborar um projeto referente à autonomia financeira da Uern. Segundo Flaubert, essa comissão será composta por 12 pessoas, sendo três da administração, três da Aduern, três do Sintauern e os demais do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O prazo para formulação do projeto é de 60 dias e, ao final do período, o plano será apresentado junto à administração da universidade.

“Em síntese, eu acho que foi uma reunião muito boa”, complementa o presidente da associação.

Para o reitor da Uern, Milton Marques de Medeiros, a reunião faz parte dos trabalhos da instituição, uma vez que, à medida que a paralisação se prolonga alguns questionamentos vão surgindo e precisam ser respondidos. Nesse sentido, ele considera importante que a administração central converse com os segmentos.

O reitor confirma que na próxima sexta-feira, 8, se reunirá com os secretários do Governo e o chefe da Casa Civil para tratar assuntos relacionados à greve dos segmentos da universidade.

Vestibular 2012 da Uern pode ser adiado
A data do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) para ingresso na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que estava previsto para dezembro, corre o risco de ser adiada caso o impasse entre professores, estudantes e técnicos administrativos da Universidade e Governo do Estado não seja resolvido e a greve não seja encerrada.
De acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) da Uern, Egberto Mesquita, a instituição trabalha com prazos e já estava com um cronograma previamente elaborado. Ele comenta que é necessário ver os rumos da negociação entre as categorias para saber se a data vai mesmo precisar ser modificada.
A intenção, segundo ele, era publicar o edital no fim de agosto, com previsão para que as provas fossem realizadas na segunda quinzena de dezembro. Segundo o coordenador, a elaboração do edital depende de uma comissão formada por professores da instituição - alguns ligados aos campi da Uern - para formular o documento é preciso reunir essas pessoas. Como a universidade está em greve, os docentes têm o direito de não participar dessas atividades.
Além disso, algumas medidas importantes para a realização do PSV, como o processo de licitação para contratação da empresa que realizará as provas, só podem ser adotadas após o lançamento do edital, tendo em vista que, para se candidatarem, as empresas necessitam estar por dentro dos prazos. Mas ainda há chances de manter os prazos. Egberto Mesquita menciona que, caso o impasse seja resolvido no prazo de 15 dias e as atividades sejam retomadas, será possível agilizar a rotina interna e manter o cronograma.
O objetivo continua sendo realizar a prova em dezembro. “Vai depender, realmente, se a greve continuar ou não”, comenta. O coordenador acrescenta ainda que a Comperve não publicou nenhuma nota sobre o assunto porque o prazo está dentro do cronograma.
ALERTA
Os candidatos aprovados no PSV 2011 para ingresso na Uern no segundo semestre deste ano devem ficar atentos, pois, em decorrência da paralisação realizada pelos três segmentos da instituição, o calendário de matrículas dos ‘feras’ foi alterado. A data para o cadastro dos novos estudantes, que estava programada para os dias 4 e 5 de julho, foi adiada. No entanto, ainda não há um novo período estipulado para as novas matrículas. Assim que o calendário de matrículas for definido a decisão será publicada no site da Uern (www.uern.br).
Nota do Blog:


É muita hipocrisia a proposta já foi aceita pelos professores, o reajuste de 23% é coisa certa, ouvi da boca de um professor da UERN, a seguinte frase: "Já conseguimos nosso maior objetivo, agora vamos ficar em greve mais uns dias, pra não dar tanto na cara, e não dizerem olha eles só queriam o dinheiro"
A única coisa alcançada vai ser isso, para os caciques que comandam, que se dane a UERN, os alunos no xadrez seriam os peões, que vão ser usados, enquanto úteis forem, que serão sacrificados para que o REI seja beneficiado...
Quando vejo as manifestações dos alunos nas ruas e em passeatas, tenho essa certeza, de fato no xadrez os peões vão na frente, só não entendo como não perceberam ainda que estão sendo usados e que brevemente vão ficar com cara de besta e vão ser descartados.

Fonte: São Miguel News/ Blog Enock Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário