Educadores das escolas municipais garantem que Cheque-Livro incentiva a leitura
A Prefeitura de Mossoró tem mostrado através de diversas ações, seja por meio de eventos ou de obras, que educação e cultura fazem parte das prioridades da administração. A Feira do Livro, aberta na noite desta terça-feira (9), no Circo da Luz, espaço montado na Estação Artes, responde a essa importância dada à educação do Município.
A programação diversificada, os estandes montados, as atrações, tornam um evento atrativo a todos os públicos, consequentemente, aproximando-os de uma forma ou de outra dos livros. Quem tem a oportunidade de visitar os estandes, principalmente durante o dia, se depara com um grande número de crianças que olham atentamente os livros expostos.
De todas as atividades, programas e projetos realizados na Feira do Livro um dos mais importantes é o Cheque-Livro que garante uma quantia de R$ 160 mil para aquisição de livros para escolas públicas do Município.
A iniciativa da Prefeitura, na prática, permite o acesso ao livro e à leitura, como deseja a administração municipal. Para falar dessa ação do Governo Municipal ninguém melhor do que os responsáveis pela escolha dos títulos que enriquecerão o acervo das bibliotecas das instituições, ou seja, diretores e professores.
Maria de Fátima Cunha, Diretora da Escola Municipal Dolores Freire, localizada no Abolição 3, disse que a comunidade escolar já fica na expectativa quando a Feira começa a ser divulgada. Segundo ela todo ano, através do programa, a biblioteca recebe quase 100 livros. “Na Escola estão matriculados 143 alunos e, com o programa cheque livro, a gente adquire quase a mesma quantidade de livros”, afirmou Fátima.
O mais importante, conforme explicou a administradora da escola, é que os próprios alunos tem a curiosidade de conhecer os livros que são adquiridos. “Melhor, eles se empolgam com a compra, no momento de escolha dos livros, enfim, é realmente um grande incentivo a leitura”, diz.
Para Edilene Bento, professora do 4º ano da Escola Municipal Gênesis, localizada no bairro Três Vinténs, a escolha dos livros é feita de acordo com a faixa etária dos alunos. Nesse caso, dentro do valor doado, a compra é feita atendendo as necessidades de toda a faixa estaria. A opinião de Edilene não é diferente, ela afirma que o programa tem reforçado o contato dos alunos com a leitura.
Rilder Medeiros, organizador da Feira do Livro, destacou que o Cheque-Livre além de ser bom para as escolas e alunos ele assegura a presença dos expositores, considerando que a quantia é uma garantia para os que participam do evento com os estandes.
Sobre a edição desse ano, ainda no seu segundo dia de realização, o organizador ressaltou que a Feira começou superando as expectativas. Acrescentando que a presença do público infantil e jovem tem chamado atenção.

Nenhum comentário:
Postar um comentário