Furacão Irene perde força e vira tempestade tropical
VELOCIDADE DOS VENTOS PASSOU DE 120 KM/H PARA 105 KM/H, SEGUNDO NHC.
FURACÃO CAUSOU A MORTE DE, PELO MENOS, NOVE PESSOAS NOS EUA.
Nova York foi atingida com menos força que o previsto, mas mantém alerta.
Ontem, furacão causou 9 mortes.
Ontem, furacão causou 9 mortes.
O furacão Irene perdeu força na manhã deste domingo (28) e foi reclassificado como tempestade tropical pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dosEstados Unidos. O boletim do NHC, divulgado às 9h (10h, no Brasil), aponta que a velocidade dos ventos diminuiu de 120 km/h (registrada às 8h), para 105 km/h. Nessa intensidade, o Irene não é mais considerado um furacão.
Ainda como furacão, o Irene passou pela cidade de Nova York no leste país, provocando chuva e fortes ventos neste domingo. O nível da água do mar está alto e ameaça invadir galerias subterrâneas. Poucas pessoas se arriscam a sair às ruas, principalmente depois de o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, pedir a todos que fiquem em casa.
Nova York, famosa pela agitação, está em totalmente parada — até o barulho do metrô foi silenciado pela primeira vez em anos. Todo o sistema de transporte público foi interrompido. Cerca de 40 mil casas estão sem energia e muitas ávores caíram, interditando ruas e destruindo carros.
Árvore cai sobre carros e bloqueia uma rua no Brooklyn, em Nova York (Foto: AP)
Na noite deste sábado (27), o prefeito afirmou que foram tomadas nos últimos dias medidas exaustivas para se preparar para a chegada da tormenta. Ele disse que a maior cidade dos Estados Unidos também está em alerta para a possível formação de tornados.
O prefeito de Nova York advertiu os nova-iorquinos a não sair à rua, permanecer no interior de suas casas e longe das janelas, encher as banheiras de água caso haja cortes de provisão e preparar-se para possíveis blecautes.
Bloomberg informou ainda que os prédios erguidos em áreas na rota do Irene suspenderam o uso de elevadores. “O objetivo agora é que saiamos desta com o menor dano possível”, acrescentou o prefeito.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário