Fim de ano em São Paulo ainda tem 12 shows de peso
Ainda é possível levar boas lembranças musicais de 2011. A pouco mais de 15 dias do ano novo, a programação em São Paulo inclui desde figurões da MPB, como João Gilberto, Fafá de Belém, Ney Matogrosso e Zélia Duncan, até nomes em ascensão, com destaque para Criolo, Marcelo Jeneci, Pélico e Filipe Catto.
Nas entrelinhas, duas programações gratuitas e imperdíveis: o gênio da guitarra Lanny Gordin e a festa da gafieira e do samba de baile nas vozes da nova geração com a Orquestra Imperial.
A maratona de shows começa nesta quarta, com Pélico e Garotas Suecas. O compositor apresenta seu novo disco, "Que Isso Fique Entre Nós", fluindo facilmente do amor ao drama, e a banda se ampara na mistura de tropicalismo, jovem guarda e soul que os levou aos Estados Unidos e à Europa. A apresentação ocorre no Studio SP, a partir das 22h
Na sexta (16), é a vez de Ney Matogrosso, Filipe Catto e Marcelo Jeneci. Ney encerra um ano agitado --fez cinema, teatro e lançou DVD-- com show da turnê "Beijo Bandido". Inclui canções como "A Bela e a Fera", de Edu Lobo e Chico Buarque, e "Medo de Amar", de Vinicius de Moraes. O show é no Santana Hall, às 22h.
O gaúcho Filipe Catto faz show, no Auditório Ibirapuera, às 21h, para lançar seu disco de estreia, "Fôlego", mistura entre rock n' roll e a brasilidade de grandes intérpretes nacionais como Elis Regina e Dolores Duran. O repertório inclui a canção "Saga", trilha da novela "Cordel Encantado", da TV Globo.
O cantor, compositor e multi-instrumentista Marcelo Jeneci faz sua última apresentação em São Paulo, acompanhado por uma orquestra de câmara sob a regência do compositor e violonista Arthur Verocai. Jeneci, que já escreveu para nomes como Vanessa da Mata e Arnaldo Antunes, apresenta repertório baseado em seu primeiro disco, "Feito para Acabar". Inclui o sucesso "Felicidade", trilha da novela "Aquele Beijo", da TV Globo. É no Sesc Ipiranga, às 21h.
No sábado (17), quem anima o público é Arlindo Cruz.. Engajado disseminador do banjo no samba, o cantor e compositor carioca apresenta o novo disco, "Batuques e Romances", na quadra da escola de samba Rosas de Ouro, às 21h. O repertório inclui sucessos como "Só no Sapatinho" e "Meu Lugar".
No mesmo dia, também é possível escolher ouvir Vanessa da Mata. Dos cinco shows agendados pela cantora neste final de ano na cidade, esta é a única oportunidade ainda disponível --todos os outros estão esgotados. O show, intitulado Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, acontece no Sesc Itaquera, às 15h, e traz as canções do quinto álbum de Vanessa, incluindo parceria com Gilberto Gil em "Quando Amanhecer". Não faltarão sucessos como "Ai Ai Ai", "Boa Sorte/Good Luck", em parceria com Ben Harper, e "Não Me Deixe Só".

Cantor e compositor baiano João Gilberto (foto), 80, criador da bossa nova,
em show em São Paulo em 2003/ Foto: Folhapress
Ícone da bossa nova e talvez o nome mais importante da música brasileira na segunda metade do século 20, o baiano João Gilberto fez de tudo para reforçar a sua fama de rabugice e imprevisibilidade: adiou as cinco datas da turnê devido a uma gripe --a despeito de boatos sobre a influência da baixa venda de ingressos--, cancelou o show em Salvador e, a quatro dias do show, ainda não confirmou sua presença em São Paulo. Detalhes de um gênio que parece a todo momento lembrar que o importante é a música.em show em São Paulo em 2003/ Foto: Folhapress
Se tudo der certo, ele sobe ao palco em São Paulo, neste domingo (18), na Via Funchal, para a apresentação que integra a turnê comemorativa de seus 80 anos e, quem sabe, gravar o primeiro DVD ao vivo de sua carreira.
Mas, para quem não quer se arriscar, há boas alternativas. Fafá de Belém revê sucessos da carreira e obras do cancioneiro popular, como "Vermelho" e "Nuvem de Lágrimas", em show beneficente em prol de projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. A cantora se apresenta no Memorial da América Latina, às 19h.
Comemorando 30 anos de carreira, a carioca Zélia Duncan apresenta show baseado no último disco, "Pelo Sabor do Gesto", com parcerias que incluem Marcelo Jeneci e Zeca Baleiro, sem deixar de fora sucessos como "Catedral". Também neste domingo, no Parque da Juventude, às 16h, de graça.
Se nenhuma destas três opções agradou, ainda há a big band Orquestra Imperial, formada por 18 grandes nomes da nova geração da MPB, como Nina Becker, Thalma de Freitas, Rodrigo Amarante e Moreno Veloso, volta a se reunir para uma celebração de fim de ano ao som da gafieira e do samba de baile, com versões de gigantes como Noel Rosa e Cartola. Famosa pela receptividade à colaborações de convidados, a Orquestra recebe desta vez a cantora Emanuelle e o rapper Criolo, no Parque do Ibirapuera, às 21h, com entrada gratuita.
Na semana que vem a programação continua. Logo na segunda (19), Lanny Gordin, um dos maiores guitarristas brasileiros e peça-chave da musicalidade de discos referenciais da tropicália, interpreta temas clássicos do jazz, como "Autumn Leaves" e "Summertime", e da bossa nova, como "Corcovado". O show acontece no Bar Melograno, às 21h, de graça.
Na terça, os cuiabanos do Vanguart, apontados por Lobão como destaques do rock nacional, apresentam as canções do novo disco, "Boa Parte de Mim Vai Embora". Para a missão de superar o álbum de estreia --tarefa inglória mesmo para as maiores bandas da história--, o grupo adicionou elementos de brasilidade à mistura original entre folk e rock psicodélico. A Beatles, Radiohead e Bob Dylan somam-se agora referências como Dorival Caymmi, Roberto Carlos e Elizeth Cardoso. O reflexo está nas letras predominantemente em português e no tom confessional e ultrarromântico, pinçando a todo momento sentimentos de saudades e partida. O show será no Studio SP, às 23h.
Com Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário