Lucas 3:1-38
1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia e Herodes era governante distrital da Galiléia, mas Filipe, seu irmão, era governante distrital do país da Ituréia e de Traconítis, e Lisânias era governante distrital de Abilene, 2 nos dias do principal sacerdote Anás e de Caifás, veio a declaração de Deus a João, filho de Zacarias, no ermo.
3 Ele percorreu assim toda a região em volta do Jordão, pregando [o] batismo [em símbolo] de arrependimento para o perdão de pecados, 4 assim como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: “Escutai! Alguém está clamando no ermo: ‘Preparai o caminho de Jeová, fazei retas as suas estradas. 5 Cada vala tem de ser enchida e cada monte e colina [têm de ser] nivelados, e as curvas têm de tornar-se caminhos retos, e os lugares escabrosos, caminhos planos; 6 e toda a carne verá o meio salvador de Deus.’”
7 Portanto, começou a dizer às multidões que vinham para ser batizadas por ele: “Descendência de víboras, quem vos insinuou fugir do vindouro furor? 8 Produzi, pois, frutos próprios do arrependimento. E não principieis a dizer no vosso íntimo: ‘Temos por pai a Abraão.’ Pois eu vos digo que Deus tem poder para suscitar destas pedras filhos a Abraão. 9 Deveras, o machado já está em posição na raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produzir fruto excelente, há de ser cortada e lançada no fogo.”
10 E as multidões perguntavam-lhe: “Que devemos fazer, então?” 11 Em resposta, ele lhes dizia: “Aquele que tiver duas peças de roupa interior partilhe com aquele que não tiver nenhuma, e aquele que tiver coisas para comer, faça o mesmo.” 12Vinham, porém, até mesmo cobradores de impostos para ser batizados, e disseram-lhe: “Instrutor, que devemos fazer?” 13 Ele lhes disse: “Não reclameis mais do que a taxa do imposto.” 14 Também os em serviço militar perguntavam-lhe: “Também nós, que devemos fazer?” E ele lhes disse: “Não hostilizeis a ninguém e não acuseis a ninguém falsamente, mas contentai-vos com o vosso soldo.”
15 Ora, visto que o povo estava em expectativa e todos raciocinavam nos seus corações a respeito de João: “Será este o Cristo?” 16 João deu a resposta, dizendo a todos: “Eu, da minha parte, batizo-vos com água; mas vem aquele que é mais forte do que eu, não sendo eu nem apto para desatar-lhe o cordão de suas sandálias. Ele vos batizará com espírito santo e com fogo. 17 Tem na mão a sua pá de joeirar para limpar completamente a sua eira e para ajuntar o trigo no seu celeiro, mas a palha ele queimará em fogo inextinguível.”
18 Dava assim também muitas outras exortações e declarava as boas novas ao povo. 19 Mas Herodes, o governante distrital, por ter sido repreendido por ele com respeito a Herodias, esposa de seu irmão, e com respeito a todas as ações iníquas que Herodes havia feito, 20 acrescentou também a seguinte a todas essas [ações]: encerrou João na prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário