São Paulo completa 458 anos sendo a cidade que mais possui templos evangélicos do país
Dia 25 de janeiro a cidade de São Paulo comemora seus 458 anos, além de ser a maior cidade da América Latina, o centro financeiro do país e a cidade mais populosa do Brasil, a capital paulista também é a cidade que mais tem igrejas evangélicas, são mais de 3.000 templos.
De acordo com o Novo Mapa das Religiões publicado em 2011 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 10.67% da população da capital frequenta uma igreja evangélica pentecostal e 8.66% frequenta outras igrejas evangélicas. O que representa quase 20% de evangélicos em relação aos mais de 19 milhões de habitantes da cidade.
É na cidade de São Paulo que encontramos grandes templos, como a sede da Igreja Deus é Amor localizada no Parque Dom Pedro II; a sede da Igreja Assembleia de Deus do Brás (Ministério Madureira); no Brás, dois grandes templos da Igreja Universal do Reino de Deus, sendo um em Santo Amaro.
A Assembleia de Deus do Belém está construindo um megatemplo na região do Belenzinho e a poucos metros dali também está sendo construído o Templo de Salomão, um projeto ambicioso da IURD que será um dos maiores templos do mundo.
Consumidores cristãos
É na capital paulista também que encontramos muitas lojas com artigos evangélicos, tendo como referencia a Rua Conde de Sarzedas, no Centro, uma rua com dezenas de lojas que vendem desde livros, CDs, DVDs e roupas até artigos para igrejas como cálices de ceia, óleo e outros.
Em São Paulo também acontece a ExpoCristã, uma feira de produtos evangélicos que une consumidores e produtores de diversos segmentos, um evento que é o maior da América Latina e que anualmente movimenta milhões de reais.
Grandes eventos
Na cidade de São Paulo são realizados vários eventos evangélicos ao longo do ano, desde shows internacionais como aconteceu nas últimas semanas no Credicard Hall, onde o cantor Michael W. Smith se apresentou ao lado de Paulo César Baruk e PG.
Bandas nacionais também se apresentam tanto nos templos como também nas casas de shows como o Manifesto Rock Bar, Tom Jazz e outros. A presença de bandas evangélicas em casas de show não é recente, na década de 90 as primeiras bandas do cenário gospel se apresentavam na casa chamada Dama Xoc em eventos organizados pela Igreja Renascer em Cristo.
Por falar em Renascer em Cristo os fundadores da denominação organizam a maior Marcha para Jesus do mundo, colocando nas ruas da capital cerca de três milhões de pessoas. Mas outras grandes igrejas também fazem eventos com grandes números de participantes na capital, sendo que o Vale do Anhangabaú, no Centro Antigo, é o local mais escolhido para tal evento. Para a IURD a Prefeitura libera também o Autódromo de Interlagos, pois eventos nesse local não interferem no trânsito da megacidade por estar bem afastado do centro.
Religião aumenta o autocontrole das pessoas, indica pesquisa
Um novo estudo mostra que a religião pode desempenhar um papel mais prático do que se pensava. Pesquisadores da Universidade Queen, no Canadá, acreditam que a religião dá às pessoas um maior autocontrole, incluindo a paciência, e a capacidade de lidar melhor com os problemas.
“Até agora, acreditava religião era apenas uma questão de fé, que não havia mais que isso para as pessoas, nenhum uso prático” disse o psicólogo Kevin Rounding , coordenador da pesquisa. “Esta pesquisa sugere que, na verdade, a religião pode ter uma função muito útil na sociedade… As pessoas podem se beneficiar da religião não apenas para lidar com a transcendência, o medo da morte ou a expectativa da vida após a morte. Ela também possui fins práticos para a vida cotidiana”.
Os participantes dos quatro experimentos realizados pelos pesquisadores foram divididos em dois grupos com frases para refletir, uma metade recebeu conteúdo religioso e a outra teve sentenças neutras para ler.
Depois, os 48 participantes precisavam beber uma quantidade pequena de uma bebida “amarga”. Sem saber o que era, e que seria pagos de acordo com a quantidade que bebessem,
O resultado final indica que as pessoas do grupo exposto à religião beberam uma média de sete xícaras de suco de laranja com vinagre, enquanto os do grupo neutro ingeriram uma média de quatro copos.
“Estes números foram usados como nossa medida de autocontrole. O maior consumo representa maior esforço de autocontrole”, explica o relatório.
Outro experimento foi feito na mesma lógica do primeiro, fazendo exposição de conteúdo religioso e neutro para um grupo de 60 pessoas. Elas foram informadas de que poderia voltar para o laboratório no dia seguinte e receber US$ 5 ou voltar uma semana depois e receber US$ 6.
Novamente, a maioria do grupo religioso, 60%, mostraram-se mais propensos a esperar para receber uma quantia maior, em comparação ao outro grupo, onde apenas 34% fez essa opção.
“Nossa descoberta mais interessante foi que os conceitos religiosos são capazes de aumentar o autocontrole, após terem sido testados ao máximo em tarefa não relacionadas”, explica Rounding. ”Em outras palavras, mesmo quando poderíamos prever que as pessoas seriam incapazes de exercer o autocontrole, os temas religiosos das frases parecem ter lhes ajudado a exercer o autocontrole.”
Além de Rounding, a equipe era formada pelo psicólogo Albert Lee e professores da Universidade Queen, Jill Jacobson e Li-Jun Ji. O estudo foi publicado na edição mais recente da revista Psychological Science.
Traduzido e adaptado de Science Blog e Toronto Sun
Nenhum comentário:
Postar um comentário