domingo, 6 de maio de 2012

NOTÍCIAS DO RN



Governadora afirma que greve é precipitada




mensagem do governo concedendo reajuste salarial aos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), não foi enviada a Assembléia Legislativa na sexta-feira, 04/05, como estava previsto, porque a categoria decidiu antecipar a rejeição deflagrande greve por tempo indeterminado. A justificativa foi dada à reportágem pela própria governadora Rosalba Ciarlini (DEM). "Mas isso não significar que o governo não mantenha o diálogo. O canal continua aberto para juntos buscarmos a solução", disse.

Para a governadora, houve precipitação por parte da categoria, uma vez que na audiência da última quarta-feira, 2, com os dirigentes da Adukern, o diálogo fluiu sem radicalismo. Rosalba disse que o governo apresentou as dificuldades, pediu a compreensão de todos, mas também ofereceu proposta concreta. "O governo propôs implantar o reajuste salarial, com a condição de que seria pago quando os limites da lei permitisse. Garantiu, também, que respeitaria a data-base da categoria, que é o mês de abril, deixando claro que pagaria a diferente, como forma de não prejudicar os professores."

Segundo a governadora, durante a audiência, foram apresentados os números da folha salarial da Uern e as dificuldades que o governo tem enfretado no momento, como forma de sensibilizar o sindicato. O levantamento feito mostrou que em 2011 o Estado comprometeu R$ 13 milhões/mês com os salários dos servidores da Universidade; e neste ano, essa conta subiu para R$ 14,5 milhões a cada mês. "É um quadro preocupante, por isso, pedimos o apoio e a compreensão, mas sempre assegurando que o governo implantará o benefício reivindicado no momento em que houver amparo legal", afirmou Rosalba.

A governadora disse, ainda, que não abre mão de preservar os direitos dos estudantes. Afirmou que vai buscar todos os mecanismos para atender os universitários da Uern. "Vamos preservar o direito do estudante ter aula e concluir o seu curso dentro do prazo legal", disse. 


Fonte: Tribuna do Norte


RN tem a maior incidência de tremores de terra do país, diz UFRN


O Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), por meio do Departamento de Geofísica da UFRN, realizou mais um seminário nesta quinta-feira, 3, com o tema “Decaimento da aceleração de ondas sísmicas de terremotos da borda da Bacia Potiguar”. O evento foi ministrado pelo graduando em Geofísica e bolsista do Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática, Renato Ramos da Silva Dantas. A palestra teve inicio às 16h30, no auditório do Prédio Reuni do Departamento de Geofísica. O seminário tratou sobre os abalos sísmicos que vem atingindo o Rio Grande do Norte nos últimos anos. 
Dados revelam que a região da bacia potiguar tem a maior atividade sísmica do país constando na lista de locais do planeta que mais têm riscos de acontecerem terremotos. Entretanto, mesmo com o alerta, pouco se sabe sobre os efeitos de um possível tremor na região. Para isso, são necessários os registros da aceleração do solo resultantes desses tremores. A solução para o problema é acompanhar os abalos sísmicos com a utilização de acelerógrafos aptos a registrar em alta precisão a ocorrência de tremores.
Recentemente, o projeto Redes Sismográficas do Nordeste (RSISNE), que tem como parceiros a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Fundação Norte Rio-grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) e a PETROBRÁS, conseguiu adquirir e instalar estações permanentes completas na região Nordeste, como o sensor broadband e o acelerógrafo.

Fonte: Blog ambiental no serido

Nenhum comentário:

Postar um comentário