quinta-feira, 24 de maio de 2012

NOTÍCIA DO RN


Servidores reclamam de falta de resposta e greve na Uern continua


Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizaram mais uma assembleia ontem. A reunião decidiu pela continuidade da greve, que está na terceira semana. A decisão foi tomada, segundo a Associação dos Docentes da Uern (Aduern), porque o Governo do Estado não respondeu ao pleito da categoria.
Há duas semanas, os servidores encaminharam documento ao Governo do Estado, exigindo o pagamento do reajuste de 10,65% em maio, retroativo a abril, como estabelecido em acordo documentado entre o funcionalismo e administração estadual em setembro do ano passado, como condição para encerramento da greve de 2011 que durou 106 dias.
Na ocasião, a greve só terminou mediante o acordo de parcelar o reajuste de 22% em três anos: 10,65% em abril deste ano; 7,43% em 2013; e 7,43% em 2014. E foi exatamente o não-pagamento dos 10,65% no mês passado que motivou a nova greve, sete meses depois do término da anterior. Professores e técnicos-administrativos exigem o acordo.
O Governo do Estado, entretanto, alega não poder pagar por restrições com gasto com recursos humanos imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), chamado de limite prudencial, embora reconheça a legitimidade do acordo assinado em setembro. O governo garante que pagará quando o Estado sair desse limite, mas os servidores não aceitam.
Professores e técnicos-administrativos reclamam da falta de iniciativa do Governo do Estado, que não encaminha nova proposta nem sinaliza nova rodada de negociações. "Parece que o Governo quer matar a greve pelo cansaço. É injustificável essa falta de resposta", queixa-se o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato.
Ela desconfia da posição do Governo do Estado em relação ao impasse. "Só podemos pensar que o governo realmente deseja prejudicar a Uern, inclusive os estudantes. Vamos dar continuidade ao movimento paredista e às manifestações até que nos seja enviada uma resposta quanto ao cumprimento do acordo", assegura o professor. 
PROTESTOS
Dentro da programação de manifestações, ontem à noite, os professores e técnicos-administrativos participaram da solenidade de colação de grau no Campus de Patu. Hoje, às 9h, realizam encontro do Comando de Greve da Aduern, na sede do sindicato em Mossoró.
Às 17h, participam do ato "Sinal Fechado para a Educação", articulado pelos estudantes. A manifestação será realizada no semáforo da Cobal. Às 19h, haverá participação da categoria docente na colação de grau no Campus de Pau dos Ferros.
Amanhã, 25, haverá reunião do Comando de Greve Unificado, formado pela Aduern,. Sindicato dos Técnicos-Administrativos (Sintauern) e Diretório Central dos Estudantes (DCE), na sede da Aduern Mossoró, às 9h. Sábado, às 8h, será realizada uma caminhada com panfletagem, saindo da Cobal e terminando na Feira do Vuco-Vuco.

FONTE: TABOLEIRO GRANDE NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário