sexta-feira, 22 de junho de 2012

OPORTUNIDADES !!!


A Secretaria de Estado da Educação iniciou a seleção de alunos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego - Pronatec 2012.2. Neste segundo semestre estão sendo oferecidas 11.675 vagas para cursos profissionalizantes, distribuídas em 16 municípios pólos. São 411 vagas para os cursos técnicos (TEC), com carga horária entre 800 e 1.200 horas, e 11.264 vagas para os cursos de formação inicial e continuada (FIC), com carga horária entre 160 e 360 horas. Podem participar alunos da rede estadual, que estejam cursando Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 5º período.


As inscrições para os cursos técnicos foram iniciadas na última segunda-feira (18) e vão até está sexta-feira (22), nas escolas selecionadas pela Secretaria de Educação, de acordo com as características do curso oferecido e as potencialidades da região onde se encontra a escola. Essas inscrições são realizadas nas diretorias dessas escolas.

Já as inscrições para os cursos de formação inicial e continuada serão abertas neste sábado (23) e vão até o dia 11 de julho, através do site da Secretaria de Estado da Educação: www.educacao.rn.gov.br. Estão sendo disponibilizadas vagas para qualificação nas mais diversas áreas, em cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI, IFRN e UFRN, através da Escola Agrícola Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

Os resultados da 1ª chamada serão divulgados no dia 6 de julho, para os cursos técnicos; e no dia 16 de julho para os cursos de formação inicial e continuada.  Após selecionado, o aluno deve ficar atento ao período de matrícula, que começa no dia 16 de julho. Os alunos que não forem selecionados farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados quando existirem vagas.



O Projeto Jovem Senador tem como objetivo aproximar o Senado dos estudantes, por meio da informação sobre o processo de criação de leis. Destinado a alunos dos dois últimos anos do ensino médio em escolas públicas, o projeto seleciona anualmente um estudante de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal.

A seleção é feita por meio do Concurso de Redação do Senado — promovido pela ­Secretaria de Relações Públicas —, cujo tema da edição de 2012 é “Meu município, meu Brasil”.
As secretarias de Educação ­escolhem as melhores redações de seus estados para ­encaminhar à comissão julgadora do Senado, que define os três primeiros colocados da etapa nacional. Os 27 representantes escolhidos participam de simulação do processo legislativo, por três dias, no Plenário do Senado. É aí que surgem as sugestões de projetos.

Mais informações no site www.senado.gov.br/jovemsenador.

Até 31 de agosto: envio da melhor redação de cada escola às secretarias estaduais de Educação;
Até 28 de setembro: envio das três melhores redações de cada estado, pelas secretarias estaduais de Educação, para o Senado;
Até 11 de outubro: seleção das três melhores redações na etapa nacional pela comissão julgadora do Senado;
15 de outubro: anúncio do resultado;
19 de novembro: chegada dos jovens senadores a Brasília para “mandato” de três dias.

postado por Wllana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário