quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NOTÍCIAS CRISTÃS


Projeto estimula cristãos a exigirem mais “arte bíblica” no cinema e na TV

AS1 entende que o público cristão pode estimular mais projetos com valores cristãos

  • por Jarbas Aragão

    Projeto estimula cristãos a exigirem mais “arte bíblica” no cinema e na TVProjeto estimula cristãos a exigirem mais “arte bíblica” no cinema e na TV
    Uma nova organização deseja encorajar os cristãos a usarem a sua “influência e poder de compra coletivo” para influenciar a produção de filmes, música e programas de televisão.  ”O objetivo do AS1 é levar a Igreja de volta ao seu papel histórico de promotor das artes”, disse Jonathan Bock, fundador da AS1.
    Bock disse em uma entrevista recente que há necessidade de os cristãos voltarem a ter “relação” com a comunidade artística. Ao invés da pintura e escultura dos séculos anteriores, a arte de hoje envolve o mundo do entretenimento, principalmente a produção de música, filmes e televisão, ele disse.
    Houve um tempo em que o cristianismo era “parceiro e inspiração dos grandes artistas”, trabalhando com eles para criar grandes obras, lembra Bock. Hoje, no entanto, “temos praticamente abandonado as artes”, disse, explicando que as gerações atuais de cristãos decidiram se “afastar da cultura pop e criar sua própria subcultura”, a fim de promover os valores positivos e evitar a corrupção do mundo secular.
    Embora essa mudança tenha sido “bem-intencionada”, a cultura pop continuou a prosperar e os cristãos ficaram para trás. Ao invés de classificar os artistas como inimigos, devemos encorajá-los a contar a nossa perspectiva cristã do mundo.
    Curiosamente, o momento atual parece apontar para uma enorme oportunidade uma vez que vários projetos envolvendo a Bíblia estão sendo preparados.
    Bock disse que a comunidade cristã sempre terá a oportunidade de direcionar e apoiar esses projetos bíblicos, transformá-los em sucessos, para que a indústria do entretenimento seja  incentivada a fazer mais obras do gênero.
    Para ele, os fiéis não podem simplesmente esperar que a cultura seja criada para, então, reagir a ela, disse.  Os cristãos devem buscar parcerias durante o processo de criação. Bock espera que AS1 seja um caminho para a comunidade cristã a unir, a fim de construir essas parcerias.
    O movimento da AS1 espera usar sua “vibrante comunidade online.” Em apenas uma semana o AS1 atraiu mais de 6.000 fãs no Facebook, e através das mídias sociais quer estimular um contínuo debate e compartilhar de ideias.  Em última análise, Bock espera que o esforço faça os cristãos mostrarem que tem interesse em promover e valorizar as manifestações artísticas.
    “Precisamos mostrar que somos um público exigente, mas rentável para Hollywood”, finalizou.
    Traduzido e adaptado de Christian Telegraph

    Primeiro RPG cristão para computador ultrapassa 10 mil downloads

    Os jogadores precisam guiar o personagem até o Reino das Bem-Aventuranças vencendo os emissários do Senhor das Sombras que aparecem no meio do caminho
  • por Leiliane Roberta Lopes

    Primeiro RPG cristão para computador ultrapassa 10 mil downloadsPrimeiro RPG cristão para computador ultrapassa 10 mil downloads
    Lançado há algumas semanas, o primeiro game de RPG cristão para computadores ultrapassa a marca de 10 mil downloads. Intitulado de “Caminho Estreito” o jogo está disponível gratuitamente no site Internautas Cristãos, tendo como público alvo os jogadores de RPG que sentiam falta desse tipo de entretenimento.
    No jogo é necessário guiar o jovem cristão, primeiramente chamado de Desesperado, até o Reino das Bem-Aventuranças. Para chegar até lá ele vai encontrar pela estrada diversos emissários do Senhor das Sombras que tentarão impedi-lo de chegar até o reino governado pelo Príncipe da Paz.
    Para poder vencer essas barreiras que aparecerão em seu caminho, o jovem terá que usar seu escudo da fé e assim se proteger de todos os argumentos de religiosos, místicos, descrentes e pluralistas que tentarão tirá-lo do caminho.
    Criado pela equipe do site Internautas Cristãos, o jogo serve não só para o público cristão, mas para não-cristãos como explica Incendiário, o diretor geral desse game. “O objetivo do game é duplo: oferecer ao público cristão uma diversão sadia e edificante, e transmitir as verdades da Escritura aos não-cristãos, isso tudo de forma gratuita”.
    Diversos sites voltados para jogos já noticiaram o lançamento de “Caminho Estreito”, que foi produzido tendo como inspiração algumas obras clássicas do cristianismo como “O Peregrino”, de John Bunnyan, e “As Crônicas de Nárnia”, de C.S. Lewis e outros.
    As reações dos usuários estão bem diversificadas, obviamente que os cristãos se mostraram mais receptivos a esse tipo de jogo que os outros usuários, mas também apareceu críticas de religiosos que ainda acreditam que o jogo de RPG é “coisa do diabo”.
    “Por outro lado, também houve elogios por parte de alguns não-cristãos em relação à qualidade técnica e aos bons valores transmitidos na história, coisa rara em jogos de vídeo game”, diz o diretor que participou de todas as etapas dessa criação.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário