quinta-feira, 16 de agosto de 2012


PATUENSE É APROVADO NO CURSO DE MEDICINA DA UERN ATRAVÉS DO PSVNID

 

 A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) publicou ontem (15) o Edital nº 041/2012-PROEG que divulga o resultado do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Não Iniciais Disponíveis (PSVNID) para o curso de Medicina da UERN.

O PSVNID é um processo que oferece a oportunidade a alunos da UERN e de outras Instituições de Ensino Superior concorrerem às vagas remanescentes existentes nos cursos da UERN. Este processo ocorre em três modalidades:

Transferência interna: destinada a aluno regular da UERN que pretenda o remanejamento de campus, núcleo, turno ou curso.

Transferência externa - consiste na aceitação de aluno regularmente matriculado em outra Instituição de Ensino Superior, em curso autorizado ou reconhecido pelo Conselho competente.

Retorno - consiste na aceitação de portador de diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação para obtenção de novo título ou nova habilitação.
O PSVNID para o Curso de Medicina este ano obteve mais de 100 inscritos para concorrer às vagas. Na modalidade Transferência Interna o patuense Sterfferson Lamonier de O. Dantas foi um dos convocados para efetuar sua matrícula.

Sterfferson era aluno do Curso de Enfermagem da UERN, é filho do casal Dalva Oliveira (Dalva de Cazé) e Francisco Noé.
. 
. 
Fonte: Blog do CAP/UERN


Centenas de universitários do Rio Grande do Norte ganham chance de estudar no exterior



O programa Ciência sem Fronteiras está possibilitando a oportunidade de muitos universitários de realizar o sonho de estudar no exterior. No Rio Grande do Norte, são mais de 200 alunos que terão essa oportunidade.

A maior parte desses estudantes é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas o programa também abrange a IFRN, UERN e UFERSA, assim como os alunos de universidades não inscritas podem participar do concurso individualmente, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Governo Federal.

O IFRN está enviando 12 alunos ao total, sendo cinco para o Canadá, quatro para a Itália e três para os Estados Unidos. Na UFERSA, dois alunos estão em mobilidade nos Estados Unidos, enquanto outros 10 estudantes vão para Austrália, Canadá, Portugal e Espanha. A UERN também está encaminhando 10 universitários para o exterior, abrangendo os países Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos.

O Ciência sem Fronteiras é uma oportunidade única para a realização desse sonho de estudar no exterior, pois o Capes oferece uma bolsa que gira em torno de 700 euros (1.736,93 reais) para os estudantes, assim como fornece outros cinco auxílios, que abrangem as necessidades de alimentação, moradia, bancada, passagem, instalação e seguro saúde.

UFRN

A UFRN conta com a secretária de relações internacionais que contempla vários programas para o exterior, tanto dentro do Ciência sem Fronteiras, como de outras oportunidades oferecidas pelo Capes.

“A UFRN possui a secretaria que tem como objetivo orientar os alunos interessados em fazer algum programa sanduíche e também avaliar dentro de critérios internos, para homologar ou não as solicitações”, disse o secretário de relações internacionais da UFRN, Márcio Venício.

Marcelo revela ainda que o Ciência sem Fronteiras promove uma chamada contínua, por isso, o número de alunos convocados para os programas está sempre em crescente. “Não temos o número exato de alunos porque o Capes está sempre convocando os alunos”, explicou, revelando que o processo de avaliação dos alunos acontece em três etapas. “Primeiro, são feitos critérios internos, depois o Capes faz uma avaliação, para realizar as homologações. A partir daí, a avaliação final é feita pelas universidades que pretender receber os estudantes”, disse.

Vagas abertas

O Programa Ciência sem Fronteiras está disponibilizando novas chamadas para Graduação Sanduíche na Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. As inscrições vão até o dia 14 de setembro.

Entre outros requisitos o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

Veja mais informações sobre as vagas abertas, clicando aqui.

Do De Fato
Via: Uzl em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário