segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Dia Nacional do Livro


Dia Nacional do Livro
No dia 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Livro, a instituição da data foi consolidada pela lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido por representar a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional.

Era denominada inicialmente como Real Biblioteca no Brasil e contava com um acervo de 60 mil peças composto por livros, mapas, manuscritos, medalhas e moedas trazidos de Portugal com a chegada da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.

O primeiro livro em série foi publicado por Gutenberg após a criação da prensa tipográfica,  que também ficou conhecido como a "bíblia de Gutenberg". Essa invenção foi importante marco para a passagem da era medieval para a moderna, a obra contava com 642 páginas e a 1º tiragem foi de 200 exemplares.

Tomás Antonio Gonzaga, foi o escritor do primeiro livro publicado no Brasil titulado de ?Marília de Dirceu?, a liberação dos conteúdos a serem publicados eram realizados pelo imperador, que detinha o poder de liberar ou não os conteúdos.

A Companhia Editora Nacional foi fundada em 1925, pelo renomado escritor Monteiro Lobato, propiciando o crescimento editorial no Brasil.

A leitura permite o enriquecimento do vocabulário, o nascimento de novas idéias, contato com novas culturas e a formação de cidadãos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário