domingo, 21 de outubro de 2012

NOTÍCIAS CRISTÃS


Teólogos e economistas discutem economia na Conferência Ecumênica Global

O evento aconteceu da cidade de Guarulhos (SP) e juntou especialistas de diversos países
por Leiliane Roberta Lopes

Teólogos e economistas discutem economia na Conferência Ecumênica GlobalTeólogos e economistas discutem economia na Conferência Ecumênica Global

Durante a “Conferência Ecumênica Global sobre uma Nova Arquitetura Econômica e Financeira” teólogos, economistas e ativistas envolvidos na luta contra pobreza discutiram sobre as alternativas necessárias para que haja uma distribuição de renda mais justa no mundo.
O encontro aconteceu na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, entre os dias 29 e 5 de outubro, durante esses dias participantes de diversas partes do mundo discutiram temas como inclusão social, justiça de gênero, cuidado com a natureza e ações que sejam eficazes para superar a ganância e o consumismo exagerado, que para eles, são os piores inimigos dessa justiça econômica.
No final do evento um documento com ações possíveis a serem tomadas foi assinado propondo, entre outras coisas, que os “governos e as instituições internacionais devem substituir o Produto Interno Bruto como indicador principal do progresso econômico por outros indicadores que incluam o trabalho decente, indicadores de qualidade e o volume de saúde e educação e medidas de sustentabilidade ambiental”.
Os participantes desse encontro foram convidados pela Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas (CMIR), em parceria com o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e o Conselho para Missão Mundial (CMM). Moderando o grupo estava Omega Bula, da Igreja Unida do Canadá, que ressaltou a importância desse documento que será usado para impulsionar o trabalho da Comissão de Especialistas em Reformas do Sistema monetário e Financeiro Internacional, presidido pelo Prof. Joseph Stiglitz.
“Frequentemente somos desafiados quando apenas criticamos algo e então nos perguntam o que achamos que deveria ser feito. Este encontro ofereceu algumas alternativas”, disse ela.
Entre os presentes também estavam o Dr. Rogate Mshana do CMI, o Rev. Dr. Collin I. Cowan do CMM, P. Dr. Walter Altmann do CMI e a professora emérita de religião na Universidade Luterana da Califórnia, nos Estados Unidos.
Com informações de Metodista.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário