segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ENEM 2012



PARA PROFESSORES, PROVA DO SEGUNDO DIA DO ENEM 2012 EXIGIU DO CANDIDATO LEITURA CRÍTICA

 


O segundo dia de prova do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) trouxe enunciados longos e a exigência de uma leitura crítica feita pelos candidatos, de acordo com professores ouvidos pelo UOL Educação.


A prova de linguagens e códigos e a redação trouxeram textos com problemática social e com diferentes tipos de linguagem, como tirinhas, poesia e artes, que exigiam do aluno interpretação de texto e capacidade de estabelecer relações com o mundo.


O tema da redação foi "Movimento Imigratório para o Brasil no século XXI" e citava os casos dos bolivianos e dos haitianos.


“A prova exigiu um aluno com boa leitura, com senso crítico”, avalia a professora Vera Lúcia Antunes, do curso e colégio Objetivo.


Na parte de português, a prova não exigiu conteúdos gramaticais específicos, mas pedia uma boa capacidade de interpretação de texto e análise. “Não exigiram conteúdo específico, mas bom desempenho na leitura e na capacidade de argumentação para a escrita da redação”, considera o professor de português do Objetivo Francisco Achcar.


Para o diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, o estudante que está acostumado a ler não deve ter tido problemas. “A prova trazia subsídios para o aluno, então não estava mais difícil do que em outros anos”, afirmou.


A prova de matemática seguiu a linha de outros anos, com a cobrança de conteúdos da disciplina contextualizados no cotidiano. No entanto, a prova era longa. “Não havia muito trabalho com contas, mas pelo número de questões não sobrava muito tempo para interpretar os textos, que exigiam atenção”, disse o coordenador pedagógico do Etapa Marcelo Dias Carvalho.


Diferentemente de sábado (3), quando duas questões geraram polêmica entre os professores que fizeram a correção da prova, o exame de hoje não teve problemas até o momento.


O candidato que escolheu o inglês como idioma estrangeiro enfrentou uma prova equilibrada e bem elaborada, que pode ser considerada um pouco mais simples que a de espanhol, segundo Carvalho.


FONTE: UOL EDUCAÇÃO

GABARITOS DO ENEM SERÃO DIVULGADOS ATÉ QUARTA-FEIRA(07)


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou este ano abstenção média de 27,9%. Os estados com maior índice de faltosos, nos dois dias, foram Roraima, Bahia e Amazonas. Com menor índice, Piauí, Santa Catarina e Alagoas. No ano passado, a abstenção média chegou a 26,4% e, em 2010, a 28%. Esta edição do exame teve o número recorde de 5.791.290 inscritos.
As provas foram encerradas às 18h30 deste domingo, 4, sem ocorrência de incidentes. No segundo dia de aplicação, os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Fizeram também a prova de redação, que teve como tema Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21.
Os gabaritos serão divulgados até quarta-feira, 7, nas páginas do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na internet.

Movimentos migratórios para o Brasil no século 21 é o tema da redação do Enem 2012


Em cinco horas e meia de prova, os alunos que participaram do ENEM no segundo dia de provas responderam a 90 questões de português, códigos e matemática, além de elaborar redação que, neste ano, tem como tema O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21.
Este ano, uma das novidades é a nova metodologia de correção da prova de redação, que será avaliada por duas pessoas, sem que uma conheça a nota que a outra deu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário