quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSÔRES E ALUNOS DO BRASIL, QUE FORAM SELECIONADOS PARA ETAPA REGIONAL DA "OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA". SUCESSO!


Etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa termina hoje, em Natal

 
Termina nesta quarta-feira (07), em Natal, o encontro regional da Olimpíada de Língua Portuguesa, que está ocorrendo no Hotel Imirá, na Via Costeira. O evento reúne os 125 finalistas regionais da categoria Crônica, do prêmio nacional. Nessa categoria, o Rio Grande do Norte é representado por 16 finalistas.
Entre os destaques potiguares, estão os trabalhos de dois alunos da rede estadual. Com o título “Poluição eleitoral”, a aluna Maria José Barbosa, da Escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra, de Macau, foi selecionada para a etapa regional. Assim como a estudante Larissa Rebeca de Araújo Nobre, da Escola Estadual Teonia Amaral, de Florânia, que escreveu a crônica “O sábado na minha cidade”.
 
Enquanto a categoria crônica tem a sua final regional encerrada nesta quarta-feira, as categorias Memórias Literárias e Poemas e Artigos de Opinião, terão seus encontros em São Paulo (12 a 14/11), Fortaleza (20 a 22/11) e Belo Horizonte (27 a 29/11), respectivamente. Alunos da rede estadual do Rio Grande do Norte também apresentarão seus trabalhos nessas categorias.
Após realização de todas as finais regionais, 38 concorrentes de cada categoria serão selecionados para a etapa final, em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro. A novidade é que os professores orientadores poderão participar da premiação com a categoria especial de relato de experiência dos trabalhos finalistas. Os interessados devem enviar seus relatos até 24h antes de cada etapa específica no sitewww.escrevendo.cenpec.org.br.

Sobre a Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.
Iniciativa do Ministério da Educação - MEC, e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, a Olimpíada de Língua Portuguesa tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, e o Canal Futura.(ASSECOM)

Natal sedia 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Natal sedia a partir desta quarta-feira (07), a Sétima Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A abertura oficial, com a presença da Secretária Executiva da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Patrícia Barcelos, está marcada para as 19h, no IFRN Cidade Alta, com entrada pela Rua Princesa Isabel.
O objetivo do evento é estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construção de um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos.
Fruto de uma parceria com o Ministério da Cultura, a Mostra recebe o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto RN Vida, e da Empresa Brasil de Comunicação - EBC, além do patrocínio da Petrobras e da importante mobilização dos movimentos e redes de Direitos Humanos. Este ano foram 255 filmes inscritos e 37 selecionados, em todo o Brasil.
Este ano a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul homenageará o cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade. Ser humano dos mais sensíveis, sua capacidade de ouvir o outro salta aos olhos em cada um de seus trabalhos, registrando sem sentimentalismos as emoções e aspirações do nosso povo brasileiro.
Foi assim quando destacou a vida de metalúrgicos que conviveram com o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, no filme "Peões", ou o cotidiano de camponeses em "Cabra Marcado Para Morrer", e o dia a dia de moradores de um enorme condomínio de classe média baixa no Rio de Janeiro, em "Edifício Master".
A programação completa com os curtas que serão exibidos na Sétima Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul até a próxima terça-feira (13), está disponível no site www.cinedireitoshumanos.org.br. Nesta quarta, os filmes exibidos, a partir das 19h, serão “O Cadeado”, de Leon Sampaio, “A Galinha que Burlou o sistema”, de Quico Meirelles, “Menino do Cinco”, de Marcelo Matos e Wallace Nogueira, e “A Fábrica”, de Aly Muritiba..(ASSECOM)

 dDo Blog Novanês Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário