quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NOTÍCIAS DO RN


Maioria dos primeiros colocados no Sisu na UFERSA é do RN


Gidel de Morais 

Quase 80% dos primeiros colocados para os cursos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido para o primeiro semestre de 2013 são do Rio Grande do Norte. O levantamento é da Pró-Reitoria de Graduação que constatou que 79,54% são do próprio Estado. Das 44 primeiras colocações, pela ampla concorrência e pelo sistema de cotas, 35 ficaram com estudantes do RN, e apenas 09 com estudantes de outros estados. 



Os estudantes do Rio Grande do Norte aprovados em primeiro lugar 10 são de Mossoró, 09 de Natal, 04 de Açu, 03 Apodi, e Areia Branca, Baraúna, Cruzeta, São Vicente, Currais Novos, Jaçanã, Pau dos Ferros, São Miguel e Umarizal tiveram um candidato aprovado em primeira colocação.

Depois do Rio Grande do Norte, o estado do Ceará aparece com 05 primeiras colocações, sendo duas com estudantes de Fortaleza, seguido por Limoeiro do Norte, Aracati e Icapuí com um estudante em cada município. A cidade de Recife teve dois estudantes aprovados em primeira colocação, além de uma aprovação com candidatos de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro e, Jericó, na Paraíba.

Para o reitor da UFERSA, professor Arimatea de Matos, a estatística mostra a viabilidade da expansão da UFERSA que mesmo o processo sendo nacional a grande maioria dos aprovados estão sendo da própria região. “Esse é um levantamento preliminar, com base nas primeiras colocações, mas que vem confirmar o que estamos a observar nas últimas seleções do Sisu”, disse o reitor. 

Pegando com parâmetro as notas dos estudantes classificados em primeira colocação, o professor Arimatea Matos, observa que não há grandes disparidades entre as notas dos candidatos que disputaram as vagas na ampla concorrência e no sistema de cotas. Esse ano, a UFERSA destinou 25% das vagas de graduação ao sistema de cotas.

A maior nota da ampla ocorrência foi 789,25 no curso de Computação, na UFERSA Mossoró. Já a maior nota no sistema de cotas foi 723,31 no curso de Direito. Já a menor nota registrada na primeira colocação na ampla concorrência foi 628,19 no curso de Computação da UFERSA Angicos e, no sistema de cotas a menor nota foi de 621,05 no curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, também de Angicos.

Da Assessoria de Comunicação da UFERSA

MP recomenda que municípios do RN não gastem com carnaval

SOLICITAÇÃO FOI FEITA EM VIRTUDE DA SECA NO INTERIOR DO ESTADO.
PREFEITURAS PODEM REALIZAR FESTAS DESDE QUE NÃO COMPROMETAM ORÇAMENTO.


O Ministério Público recomendou aos 139 municípios do Rio Grande do Norte que estão em estado de calamidade em virtude da seca que não realizem gastos com carnaval em 2013. De acordo com o promotor de Justiça Luciano Ramos, as festas só podem ser realizadas caso as prefeituras justifiquem ao MP os gastos sob a alegação de que a festividade dará retorno financeiro aos municípios.
Ainda segundo o promotor, que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), além desta justificativa, o dinheiro destinado ao carnaval não pode prejudicar a destinação de recursos para o combate à seca. “A festa deve se pagar”, afirmou Luciano Ramos.
Luciano Ramos ratificou que a recomendação é uma renovação do outro pedido feito pelo Ministério Público em junho. Esta primeira solicitação dizia respeito às festas juninas. “Assim como ocorreu no São João será no carnaval, em virtude da renovação do decreto de calamidade”, explicou o promotor.
Calamidade
O Governo do Estado decretou em maio de 2012 estado de calamidade pública em 139 cidades das 165 de todo o Rio Grande do Norte por causa da estiagem. Em outubro do mesmo ano o decreto foi renovado pelo Estado, e a situações nos municípios do interior do RN ainda é complicada.
FONTE: G1




Nenhum comentário:

Postar um comentário