sábado, 2 de fevereiro de 2013

NOTÍCIA DA HORA


Missa de sétimo dia em basílica reúne 3 mil em Santa Maria, diz BM


Amigos, familiares e conhecidos de vítimas foram prestar homenagens.
Tragédia na boate Kiss matou 236 pessoas na madrugada de domingo (27/01).

Márcio Luiz e Tahiane Stochero Do G1 RS, em Santa Maria

Missa em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria, RS (Foto: Márcio Luiz/G1)Missa em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria, RS (Foto: Márcio Luiz/G1)
Com roupas brancas, fotos de vítimas e cartazes de homenagens, cerca de 3 mil pessoas participaram da missa de sétimo dia em homenagem aos 236 mortos no incêndio da boate Kiss. Celebrada na Basílica Nossa Senhora da Medianeira, a cerimônia religiosa reúne amigos, familiares e conhecidos das vítimas da tragédia na noite deste sábado (02/02), em Santa Maria.
Missa em homenagem às vítimas do incêndio na boate Kiss em Santa Maria, RS (Foto: Marcio Luiz/G1) 
Igreja ficou lotada para a celebração da missa
(Foto: Marcio Luiz/G1)
Segundo a Brigada Militar, cerca de 3 mil pessoas acompanham a missa e outras 400 estão do lado de fora da basílica. Ambulâncias do Samu estão no local para garantir atendimento às famílias, se necessário. Exército e Brigada Militar fazem a segurança. O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, esteve no local para homenagear as vítimas. O secretário de Justiça e Direitos Humanos do estado, Fabiano Pereira, também participou.
“Estou aqui mais como santa-mariense do que como representante do governo do estado. Foi uma tragédia o que aconteceu. A cidade está sofrendo muito”, disse Fabiano Pereira. Ele é natural de Santa Maria e mora até hoje na cidade. Ele disse ao G1 que também perdeu amigos incêndio e que conhece muitas famílias que perderam os filhos.
A missa será celebrada pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, ao lado do arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert e do bispo Dom Irineu Gassen e os padres Dom Francisco de Assis Silva e Cristiano Quatrin.
"Nós não entendemos tudo. Há coisas que não têm explicação. Que a fé nos conforte nesse momento. Não nos perguntamos se é justo. Eles foram dados a nós e agora estão nas mãos de deus", disse o padre Quatrin pedindo uma oração aos bombeiros que participaram do resgate na boate.
Celebrações começaram na manhã deste sábado
Durante a tarde, dezenas de pessoas acompanharam a missa em memória de João Carlos Barcellos, na Basílica Nossa Senhora da Medianeira. O jovem cursava sistema de informação no Centro Universitário Franciscano (Unifra). Ainda muito abalados, parentes choraram durante a cerimônia.

Pela manhã, em frente à Catedral de Santa Maria, mais de 100 pessoas participaram de uma missa para rezar pelos mortos e pedir a recuperação dos feridos. A cada 10 nomes de vítimas que eram pronunciados pelo padre, o sino da catedral tocava. Após a celebração, o grupo caminhou até a frente da boate Kiss e deixou flores.
"Que a nossa celebração seja um sinal de fortalecimento e coragem para que Deus posa fazer deste triste momento uma oportunidade para aprofundarmos a nossa fé", disse o padre Dom Francisco de Assis Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário