domingo, 14 de julho de 2013

NOTÍCIAS NACIONAL

Educação tropeça em busca das metas

 O RN atingiu, pelos dados do Ideb, as seguintes notas: ensino fundamental, a média nos anos iniciais foi de 4.1 e nos finais 3.4. O ensino médio teve o pior desempenho: 3.1

Desde as primeiras letras, noções de matemática e ciências até - e para - bater às portas da universidade e adentrar o mercado de trabalho, a formação intelectual e social de estudantes trilha um caminho acidentado. A qualidade da educação básica no país - da pré-escola ao ensino médio - persegue picos de excelência estabelecidos pelo Ministério da Educação, enquanto tropeça em rasos resultados apontados pelos indicadores. 

Especialistas na área são unânimes: a universalização qualitativa da educação básica é a única via para o desenvolvimento do país.

No Rio Grande do Norte, nenhum dos níveis de ensino atingiu a nota 5 no Ideb 2011. No ensino fundamental, a média nos anos iniciais foi de 4.1 e nos finais 3.4. O ensino médio teve o pior desempenho 3.1.

Criados para avaliar o nível de aprendizado dos estudantes da educação básica e estabelecer metas para que municípios e estados invistam e ampliem a oferta e a qualidade nas escolas, os indicadores da educação no país servem como parâmetro do que precisa ser alterado - frente ao mau desempenho constatado por eles. 

Esta tem sido considerada o desafio de gestão para o ministro da Educação Aloísio Mercadante que - após investimentos maciços no ensino superior ao longo dos últimos dez anos e catapultou a oferta de vagas - se volta para a educação básica e o ensino profissionalizante .

Questionada sobre se os alunos que saem das escolas da rede municipal de ensino atendem as exigências mínimas de aprendizagem, a secretária de educação do Natal Justina Iva admite: “pelo desempenho de indicadores como o Ideb, acredito que não”. 

Quando a base do sistema não é muito bem estruturada gera um desequilíbrio, analisa Betânia Ramalho, secretária estadual de Educação, “não dá a sustentabilidade requerida’. Além de mais investimentos, acrescenta ela, é necessário redefinir métodos, currículos e novos perfis de professores. 

Para o deputado federal Gabriel Chalita, o Ideb também contribuiu para que a escola “se enxergasse dentro do sistema de educação”. “O gestor hoje sabe como está o desempenho dos seus alunos diante de outras escolas, do município, do estado e do Brasil”, avalia Chalita.

O ensino no país apresenta “avanços com políticas e programas, mas também grandes distorções país afora”, pondera a pedagoga e diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) Cláudia Santa Rosa.

*Do Jornal Tribuna do Norte.



Comandante Geral da PMRN convoca associações para elaborar projeto que beneficiem PM’s com moradias e financiamentos de estudos

Na última segunda-feira, 8, o Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Araújo, esteve reunido com o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, juntamente dos demais Comandantes Gerais das PM’s e Corpos de Bombeiros do Brasil, com o intuito de tratar assuntos relativos à Segurança Pública em âmbito nacional.

Na oportunidade foram apresentadas propostas de melhorias de caráter nacional para os Militares das Unidades da Federação. Entre elas se destacaram a proposta de um programa de financiamento de moradias para os PM’s e Bombeiros Militares, além do projeto de incentivo do Governo Federal de acesso à universidade para os integrantes das Corporações Militares dos Estados.

De acordo com o Comandante Geral, as duas propostas foram aceitas pelo Ministro da Justiça e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), os quais solicitaram o envio das propostas até o dia 19 de julho para serem analisadas.

Contudo, para elaborar o projeto, o Comandante da PMRN, convocou todas as associações dos Militares Estaduais para se reunirem na próxima terça-feira, 16, às 16 horas, para contribuírem na elaboração das propostas sugerindo ideias e sugestões.

FONTE: SOLDADO GLÁUCIA / UMARIZAL NEWS

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