segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NOTÍCIAS DO RN

SECRETÁRIOS TITULAR E ADJUNTO DE COMUNICAÇÃO SÃO EXONERADOS DO GOVERNO ROSALBA.

O secretário estadual de Comunicação, Edilson Braga, e a adjunta, Valéria Costa, foram exonerados, no início da noite de hoje, do Governo Rosalba Ciarlini.
A informação foi veiculada pelo PANORAMA POLÍTICO desde a semana passada e agora confirmada. No final da tarde de hoje, a governadora convocou os dois auxiliares e pediu o cargo.

MÉDICOS DO RN PARALISAM AS ATIVIDADES NESTA TERÇA (27).

O Sinmed comunicou a paralisação de todas as atividades dos médicos do município e estado do Rio Grande do Norte nesta terça (27). No mesmo dia, ocorre também uma manifestação com concentração às 9h, no Centro Clínico Zeca Passos e caminhada até a sede da prefeitura, na Cidade Alta. Este indicativo de greve foi aprovado durante a última assembleia, realizada no dia 19 de agosto, no Sinmed.

GREVE DA EDUCAÇÃO PODE CHEGAR AO FIM AMANHÃ.

Reunião entre grevistas e representantes da Secretaria de Educação hoje resultou em um documento que será avaliado amanhã pelos grevistas.

Os grevistas da Educação e os representantes do Governo do Estado estiveram reunidos nesta segunda-feira (26) para debater a greve que completa hoje quatorze dias.
"Todas as propostas do Governo serão avaliadas em assembleia e se a categoria se sentir segura com os encaminhamentos, vamos suspender a greve". A frase é do presidente do Sindicato da Educação, José Teixeira que sinalizou a possibilidade de suspensão da greve caso a proposta do Governo seja "coerente".
De acordo com José Teixeira, a reunião indicou que algumas reivindicações dos grevistas podem ser atendidas e a Secretaria ficou de encaminhar um documento oficial até às 9h de amanhã. "Se o documento estiver com todos os detalhes acordados na reunião e se houver aprovação da categoria, a greve pode ter fim. Caso contrário, daremos continuidade a greve", comenta.
A greve começou no dia 12 de Agosto com paralisação das atividades dos professores em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O Estado conta com 10 mil professores em todo o Estado e cerca de mil estão em greve.
O documento que será encaminhado pelo Governo - e que será avaliado pela categoria - terá os seguintes pontos já anunciados pela Secretaria de Educação:
- Projeto de lei que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores;
- Projeto de lei das promoções horizontais, que autoriza o governo a conceder uma letra aos professores;
- Alteração de dois artigos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Estadual (que tratam da promoção e mudanças na jornada de trabalho, devido à implantação do terço da hora atividade para planejamento).

Fonte: Marília Rocha/Nominuto

MÉDICOS ESTRANGEIROS COMEÇAM A TRABALHAR DIA 16 DE SETEMBRO NO RN.

Reunião marcada para 3 de setembro na Sesap definirá como será acompanhamento do Estado. Natal está incluída no programa.

Os preparativos para a chegada ao Rio Grande do Norte dos estrangeiros dos programa Mais Médicos ao RN já começaram. Um total de 18 estrangeiros desembarcam no estado para atuar em apenas cinco munícipios, segundo dados da Secretária Estadual de Saúde (Sesap), incluindo Natal para a qual será destinada nove profissionais.
Após audiência realizada por representantes dos Ministério da Saúde e secretário municipais dos 16 municípios inscritos no programa, está marcada outra reunião dia 3 de setembro na Secretária Estadual de Saúde que especificar como será o atendimento e acompanhamento aos estrangeiros pelo Governo do Estado.
Os 18 médicos estrangeiros começam a atuar no dia 16 de setembro. Os 25 brasileiros que integram o programa começam a atuar um pouco antes, no dia 2 de setembro.
Os estrangeiros serão direcionados para as cidades de Ceará-Mirim ( 3 médicos), Macaíba (4), Natal (9), São Miguel do Gostoso (1)e Touros (1).
Os brasileiros serão distribuídos pelos municípios de Alexandria(1), Bom Jesus( 1), Caraúbas (2), Extremoz (1), Ielmo Marinho (1), Lagoa de Pedras (1), Macaíba (4), Monte Alegre (1), Natal (8), Olho D água dos Borges (1), Porto do Mangue (1), Riacho da Cruz (1), Serra Caiada(1,) e Toúros (1).
A Comissão do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica - Provab composta pelo Estado, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e pela UFRN e UERN (instituições supervisoras), farão o monitoramento dos médicos do Programa no estado.
A comissão será responsável também pelo remanejamento dos médicos, caso haja necessidade e o desligamento se os critérios não forem obedecidos.

Fonte: Moisés de Lima/Portal No Ar
Foto: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário