terça-feira, 15 de outubro de 2013

HOMENAGEM AO PROFESSOR . "PARABÉNS PROFESSOR PELO SEU DIA"

Professor!

Alguém um dia se propôs a trabalhar na construção de vidas, estudou psicologia, filosofia e as melhores técnicas de comunicação. Passou dias, horas e minutos, observando o comportamento de todas as faixas etárias do ser humano.

Alguém que se percebeu vocacionado e, atendendo aos apelos do coração, inscreveu-se na batalha de frente da luta milenar contra os analfabetismos. Armado de pouquíssimos recursos materiais,postou-se de peito aberto, levando flechadas federais, estaduais, municipais.

Alguém se especializou nas oficinas mecânicas do ser humano e candidatou-se a reformar conceitos e valores da educação mal orientada.

Alguém se inscreveu no concurso da vida, não se importando de sacrificar o próprio corpo na concorrência desleal de convênios, convenções, tratados e dissídios.

Alguém se fez alheio às dificuldades, tendo plena certeza delas, e saiu disposto a questionar leis, portarias, resoluções e regimentos. Nos desmaios da sobrevivência, impôs-se.

Alguém foi nomeado, designado, empossado para o exercício do magistério, não se perdeu no labirinto do caminho nem se assustou com o fantasma da exigência impossível. Saiu a procurar o aluno perdido, nas balas perdidas da guerra civil. 

Alguém convive com a distância, com a fome, com a injustiça, com a carência e a canseira, contudo, ensina gerações a acreditar no futuro, a ter fé e não se deter.

Para um ser assim tão especial, só um nome poderia identificá-lo: PROFESSOR.

Autora: Ivone Boechat
link: http:www.educaçaopublica.rj.gov.br/cultura/prosaepoesia/o186.html

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cara Ivone! Antes de tudo quero pedir desculpas pela falta de atenção de não ter postado de maneira correta, registrando sua marca originária , mas não foi proposital, pois como autora de alguns textos diversificados, concordo plenamente com sua correção sobre o ocorrido.Quero só dizer, que somente hoje pude ver seu comentário, pois no último dia 22, tive que submeter a uma cirurgia de urgência da versícula. Portanto, mais uma vez me desculpe, ok. Desde de já agradeço sua compreensão. Joceilma

    ResponderExcluir