terça-feira, 5 de novembro de 2013

NOTÍCIAS DO RN

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada no RN


É tempo de cultivar a solidariedade nas agências dos Correios. Foi lançada na manhã desta terça-feira (5) a Campanha Papai Noel dos Correios, ação que tem por objetivo principal responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia, realizada no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, contou com a participação de crianças de escolas públicas, educadores, instituições parceiras da campanha, gestores e empregados da ECT, além do próprio Papai Noel.
Em seu discurso, o diretor regional dos Correios, José Alberto Brito, ressaltou a importância social da iniciativa, que conta com o engajamento não só dos que trabalham nos Correios, mas de toda a sociedade. O evento, dedicado às crianças, contou com apresentações de grupos culturais da E.E. Jean Mermoz (Natal), E. M. Jacira Medeiros e E.M. Limírio Cardoso (Parnamirim).
Durante a solenidade, um representante de cada escola presente fez a leitura da cartinha endereçada ao Papai Noel dos Correios. A estudante Gabriela, 10 anos, aluna da E. M. Ivonete Maciel (Natal), relatou em sua cartinha que é uma boa aluna e uma filha obediente. Além do presente  —  uma maquiagem ou material escolar —,   ela pediu ao Papai Noel um mundo mais simples e sem violência.
Seguindo a política nacional de valorização da educação, a campanha dá continuidade ao trabalho desenvolvido junto às escolas da rede pública de ensino e amplia consideravelmente o número de municípios envolvidos com essa ação de estímulo à escrita através do lúdico.
Em 2013, escolas das cidades de Açu, Caicó, Macau, Nova Cruz, Parelhas Pau dos Ferros e Santa Cruz somam-se às selecionadas pelas secretarias de educação em Natal e Região Metropolitana, Mossoró e Currais Novos. Este ano, mais de 60 instituições públicas de ensino, todas situadas em áreas carentes, estão sendo contempladas pelo projeto, cujo público-alvo são os alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Além das escolas, a campanha recebe, até o dia 22 de novembro, cartinhas de crianças de todo o Rio Grande do Norte na faixa etária até 10 anos de idade. As cartas deverão ser entregues nas agências dos Correios e encaminhadas para a coordenação da campanha, onde serão lidas e selecionadas de acordo com os critérios sociais do “Papai Noel dos Correios”.
Já existem cartas disponíveis para adoção nas agências dos Correios. O período de “apadrinhamento” vai de 5 de novembro a 12 de dezembro, quando se encerra também o prazo para entrega dos presentes nas agências participantes. Os Correios se responsabilizarão pela remessa do presente à escola onde estuda a criança ou à residência. Independente da obtenção do presente solicitado, todas receberão uma carta-resposta do Papai Noel.

Só em 2012, foi registrado um crescimento de 20% no número de cartinhas adotadas aqui no estado em relação ao ano anterior, o que representou um total de 8.167 crianças contempladas com presentes diversos, como material escolar, bolas, bonecas, bicicletas, roupas, calçados, e até óculos de grau, cama e outros bens de primeira necessidade. 

As pessoas interessadas podem mobilizar vizinhos, colegas de trabalho, amigos e familiares para colaborarem com o Papai Noel dos Correios, ajudando a tirar os sonhos das crianças do papel. Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe da Assessoria de Comunicação dos Correios no RN, através dos telefones (84) 3220-2472/2405 ou pelo e-mail ascom-rn@correios.com.br.


Governo do Estado e empresários assinam renovação do Progás e Proadi


Em solenidade realizada na Governadoria, no Centro Administrativo, seis empresas potiguares assinaram a renovação com o Progás e Proadi, programas de incentivo econômico do Governo do RN para fomentar a geração de emprego e renda. O ato concessivo foi firmado na tarde desta terça-feira (5) e contou com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, dos secretários do Gabinete Civil, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Augusto Rosado, Rogério Marinho e Renato Fernandes, além do adjunto da Sedec, Sílvio Torquato, e do diretor presidente da Potigás, Isaltino Guedes.


Receberam a concessão por parte do Progás as empresas Sterbom, Simas, Vicunha e Refimosal. A Limestone Mármore e Solar Bebidas receberam os benefícios por parte do Proadi, programa instituído pelo Governo do Estado que oferece incentivos econômicos a indústrias que pretendam se instalar no Estado, seja na realização de novos investimentos ou na ampliação das unidades já existentes.

Já o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo incentivo do Gás Natural (Progás) é um programa de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, instituido pelo Goveno do Estado, que oferece tarifa diferenciada no consumo de gás natural para as empresas industriais que privilegiam esta fonte de energia em sua atividade produtiva.

Sobre as isenções, o secretário Rogério Marinho realçou a importância da ação, destacando o trabalho da chefe do Executivo Estadual. “A Governadora Rosalba Ciarlini faz um trabalho muito importante que é o de trocar imposto por emprego. Medidas como esta realçam a intenção do Governo do Estado em reforçar as empresas instaladas, como também de atrair novas companhias ao RN. Tenho certeza que muitas outras solenidades como essa serão realizadas pela gestão da Governadora”, comentou.

Rosalba Ciarlini ressaltou a medida como uma “importante ação para gerar mais emprego e aquecer a economia dentro do Estado”. A Governadora explicou que ao “Conceder os benefícios estamos demonstrando que temos plenas condições de manter nossas empresas aqui dentro, gerando emprego para o nosso povo e fortalecendo, consequentemente, o nosso RN”.

Aos empresários, a Governadora também falou que as medidas de incentivo acabam refletindo em melhorias em outros setores, como no turismo, por exemplo. Para isso, citou a construção de rodovias pelo Estado, a universalização do saneamento básico, com o plano de ação Sanear RN, a construção da adutora de Natal , orçada em R$ 183 milhões, e considerável melhoria da infraestrutura do Porto de Natal.

“Esses investimentos que fazemos na infraestrutura do nosso Estado são vistos pelos empresários que planejam instalar fábricas como um dos fatores determinantes. A oferta de água, a nossa boa malha viária e as condições de incentivo complementam a nossa estratégia de atração”, encerrou Rosalba Ciarlini.

Fotos: Ivanízio Ramos
DO BLOG NELSON DANTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário