segunda-feira, 10 de março de 2014

NOTÍCIAS DO RN

segunda-feira, 10 de março de 2014

RN SUSTENTÁVEL É LANÇADO DE OLHO NO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO.

Programa destinará 49 milhões de dólares para a Secretaria do Turismo.

O Turismo é uma atividade incrementada por uma soma de inúmeros fatores. Por isso, um dos maiores programas sociais já lançados na história do Rio Grande do Norte – o RN Sustentável – terá neste setor seu maior beneficiado. O programa foi lançado na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da Governadoria, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário de Turismo, George Lima.
“Além dos recursos reservados exclusivamente à nossa pasta (49 milhões de dólares, sendo 29 milhões já nesta primeira fase), o Turismo depende também da educação, da saúde, da segurança, entre outros vários setores que refletem diretamente na qualidade dos serviços e da infraestrutura oferecida ao turista. Então, acredito que o Turismo será o maior contemplado com este programa”, comentou George Lima.
A agenda de lançamento do RN Sustentável percorrerá agora o interior do Estado, onde terá grandes investimentos. Nesta terça, a governadora e secretários envolvidos com o programa estarão em Mossoró. E nos próximos dias, em Pau dos Ferros, Apodi e em São Paulo do Potengi. “É um programa cujo volume de recursos apresentará resultado e continuidade, com pensamento no futuro”, concluiu a governadora durante o lançamento.
A linha de financiamento do Programa prioriza o social e o combate à pobreza pelo desenvolvimento sustentável. São 540 milhões de dólares contraídos junto ao Banco Mundial. Desses, 360 milhões estão assegurados. Os outros 180 milhões estão em análise e serão liberados quando 40% dos 360 milhões forem empregados. São cinco anos de carência com 30 anos de amortização (período disponível para pagamento), sem nenhuma contrapartida financeira ao Estado.
Um dos diferenciais do setor de Turismo é que os projetos estão prontos. São projetos ligados ao Plano de Turismo Rural com vistas à sua interiorização; são 118 quilômetros de estradas no programa de acessos a praias e lagoas. Os recursos contemplam, também, a construção do teleférico de Martins; e projeto de sinalização turística. E ainda a elaboração de relatório sobre o perfil do turista potiguar para servir de orientação ao emprego e outros recursos destinados à qualificação profissional.
Outro benefício gerado com o RN Sustentável será a elaboração de dois PDITS (Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável). Um PDITS será feito para o Polo Serrano e outro para o Polo Agreste/Trairí – os únicos Polos que ainda não dispõem desse instrumento, que é subsídio básico para elaboração do Plano Municipal de Turismo.
O RN Sustentável é uma ação estruturante, que pretende otimizar o cenário socioeconômico do Estado, corrigindo desequilíbrios regionais históricos no estado, que tem duas claras áreas de concentração de renda, postos de trabalho e serviços: Mossoró e Natal. O Projeto foi concebido a partir de um criterioso diagnóstico socioeconômico, de modo que suas ações possam promover efetivamente um desenvolvimento mais equilibrado entre as várias regiões.
Os operadores do Programa serão as secretarias de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), da Educação e da Cultura (SEEC), da Saúde (SESAP), da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), do Turismo (SETUR), do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da Segurança Pública e da Defesa Social (SESEP) e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).



Governadora nomeia novo Secretário de Segurança Pública do RN



Gen de Brig. da Reserva do Exército, Elieser Girão.
Foto Elisa Elsie

A Governadora Rosalba Ciarlini nomeia na edição desta terça-feira, 11, o novo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte. Trata-se do General de Brigada da Reserva do Exército Brasileiro Eliéser Girão Monteiro Filho.


O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 10, durante reunião com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e a cúpula da segurança estadual, em Natal.

Natural de Fortaleza (CE), o General Monteiro, de 59 anos, ingressou no Exército Brasileiro em 1973 e graduou-se em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.

Formado em Ciências Militares, Estratégia, Política e Alta Administração, ele foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.

Durante os 36 anos na Ativa, o General Monteiro trabalhou em Natal, Resende (RJ), Recife, Rio de Janeiro, Petrópolis (RJ), Boa Vista e Brasília, tendo recebido mais de 30 condecorações nacionais e estrangeiras. Em Roraima, foi Comandante de Fronteira do 7o Batalhão de Infantaria da Selva e em Brasília, Diretor de Transporte e de Mobilização do Exército.

Ao passar para a Reserva, em 2009, assumiu a Secretaria de Segurança Pública de Roraima, onde exerceu funções junto ao Colégio Nacional dos Secretários de Segurança (CONSESP), idealizando a criação de Câmaras Temáticas para o estudo e apresentação de propostas ao Ministério da Justiça que dessem mais flexibilidade, eficiência e eficácia às ações de segurança pública.

Em fevereiro de 2012, assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania e Roraima, sendo o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas daquele estado. Liderou esforços públicos e privados junto às entidades de Roraima que atuam no tratamento da dependência química, criando várias campanhas de prevenção ao uso de drogas.

A posse do futuro Secretário ocorrerá até a próxima sexta-feira, 14. Até lá, o General Monteiro fará um trabalho de transição na SESED ao lado do atual secretário, o delegado da Polícia Federal Aldair da Rocha.
*Assecom - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário