sábado, 10 de maio de 2014

ATENÇÃO ESTUDANTES DE TODO BRASIL! ESSA É ESPECIALMENTE PRA VOCÊ !

MEC publica edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (ENEM 2014), inscrições abertas a partir de 12/05.

O Ministério da Educação publicou nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União o edital para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. As inscrições começam na próxima segunda-feira (12) e terminam às 23h59 de 23 de maio, por meio do site do Inep. As provas estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. Em 2013, cerca de 5 milhões de candidatos fizeram as provas o Enem.

A taxa de inscrição continua R$ 35, mesmo valor dos últimos anos. Estudantes que cursam o ensino médio em escola pública e aqueles que declararem carência socieconômica com documentos comprobatórios estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.
Para inscrever-se, serão necessários os documentos de identidade e CPF. Aqueles que quiserem utilizar o Enem para retirar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio devem indicar o desejo no ato de inscrição.

A previsão do MEC é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. A prova do Enem é formada por 180 questões, além da redação. No primeiro dia (sábado, 8) serão realizadas as provas de ciências humanas e da natureza, com 45 questões cada. No segundo dia (domingo, 9) são mais 45 questões de linguagens e 45 de matemática, além da redação. As provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. Desde 2009, o Enem passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira, além do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.


Fonte: Portal EBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário