quarta-feira, 10 de junho de 2015

NOTÍCIA NACIONAL

Federação Israelita acionará MEC por antissemitismo na UFSM

A comunidade israelense quer explicações sobre o pedido de identificar judeus na universidade
por Leiliane Roberta Lopes

Federação Israelita acionará MEC por antissemitismo na UFSMFederação aciona MEC sobre preconceito na UFSM
A Federação Israelita do Rio Grande do Sul vai acionar o Ministério da Educação para apurar o pedido da pró-reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que expediu um memorando exigindo a identificação de alunos e professores judeus.
O texto divulgado na imprensa na semana passada diz que está atendendo a requerimento de representantes de entidades, algumas delas ligadas à defesa do povo palestino.
Para o presidente da comunidade judaica no Rio Grande do Sul, o pedido da pró-reitoria acende um sinal de alerta para possíveis ações antissemitas no Estado.
“É sabido que há um crescimento de boicotes a Israel em universidades pelo país. Vamos a fundo neste caso, pois se trata de assunto grave, inclusive com repercussões negativas na imprensa internacional”, disse Zalmir Chwartzman, presidente da Federação Israelita do RS.
O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, tentou esclarecer o pedido para identificar os judeus da universidade dizendo que recebeu informações de que alguém de dentro da instituição teria ligações com pessoas jurídicas israelenses e que receberia recursos vindos de Israel.
Para Chwartzman a explicação são inconsistentes. “Num primeiro momento, as explicações dadas pelo reitor nos parecem frágeis e inconsistentes. A história nos ensinou que fatos semelhantes a esse, que parecem pequenos, se tornaram a maior tragédia da humanidade”, disse:
Com informações Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário