terça-feira, 14 de julho de 2015

NOTÍCIA EM TEMPO REAL

Docentes da UERN discutem previdência complementar no funcionalismo público

O Comando de Greve dos docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, na manhã de hoje, uma palestra sobre as consequências da previdência e dos fundos de pensão complementares para os trabalhadores do funcionalismo público. O evento contou com a participação da professora Cláudia March, que é Secretária Geral do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN) e especialista no tema.
A docente explicou que há alguns anos o sindicato nacional tem se dedicado à luta contra os fundos de previdência complementar, por entender que seu caráter é individual e privado, mas também pelo grande risco que representa aos trabalhadores, que podem ficar sem acesso ao que foi contribuído no decorrer da vida porque os fundos não dão segurança de seu retorno.
“A luta do Andes se intensificou em 2012, quando se iniciou o processo de implementação destes fundos de pensão complementares. Nossa tarefa é mostrar aos docentes os riscos que este tipo previdência representa, além disso, acreditamos que estes fundos vão de encontro caráter público e de solidariedade intergeracional do sistema de previdência que defendemos”, afirmou Cláudia
O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Valdomiro Morais, ressaltou a importância da vinda de Cláudia a Mossoró. Segundo ele, este debate é crucial para os docentes, em especial aqueles que estão iniciando no funcionalismo público.
 “ A greve também é um espaço para pensamos o modelo de serviço público e de sociedade que está colocado para todos nós. Acho que este debate foi muito importante pois trouxe uma série de informações precisas para a comunidade docente da Uern. Os fundos de complementação são um ataque aos direitos trabalhistas que muitos não conheciam. Hoje pudemos debater sobre o tema de forma bem esclarecedora”, afirmou o Presidente.
A professora Gláucia Russo, da Faculdade de Serviço Social (Fasso), parabenizou o comando de greve pela iniciativa. “Eu acho que este debate é muito importante. A greve também é um momento político em que pensamos a universidade e discutimos questões que permeiam nossa realidade. Vejo que a palestra levantou dados que permeiam nosso futuro no funcionalismo público e que precisam ser pesados com muita seriedade”,  comentou a docente. 

REUNIÃO – Amanhã,  a partir das 9h, os docentes da UERN com contratos provisórios participam de uma reunião com o assessor  jurídico da Aduern, Lindocastro Nogueira, onde poderão colocar dúvidas à respeito de seus contratos e receberão acompanhamento  por parte do advogado.  O encontro será realizado na sede do sindicato, e é aberto a todos os professores substitutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário