segunda-feira, 23 de abril de 2012

NOTÍCIA DO RN



Acompanhada dos secretários de Estado Betinho Rosado (SAPE) e Gilberto Jales (SEMARH), a governadora Rosalba Ciarlini participa na tarde desta segunda-feira (23), em Aracaju, da reunião da presidenta Dilma Rousseff com os governadores da região Nordeste. Em pauta, a seca na região. A reunião ocorre à portas fechadas, na presença exclusivamente dos governadores e da presidenta Dilma Rousseff. 


"Queremos o apoio imediato para que a gente possa ampliar o atendimento à população", falou Rosalba, lembrando que o Estado já está com mais de 70 cidades sendo abastecidas com carros pipa, das 139 que tiveram decretado o estado de emergência. 

"Precisamos de agilidade para ampliar a oferta de água, precisamos de apoio, que pode ser o Bolsa Família, ou que o Governo Federal crie uma bolsa específica para que as pessoas tenham segurança alimentar. Precisamos de obras que sejam complementares a outras já existem para aumentar a oferta de água. As barragens que estão programadas, por exemplo, que os recursos sejam liberados o mais rápido possível", expressou a Governadora. 

Na oportunidade, Rosalba Ciarlini entregou à presidenta Dilma um documento que relata a situação do Rio Grande do Norte e sugere várias ações urgentes para amenizar a situação, entre elas a emergência-cartão estiagem dos municípios e estado, as cisternas, os sistemas de abastecimento de água simplificado e aguadas (barreiros), dentro do Programa Água Para Todos; a construção de duas mil barragens subterrâneas, tecnologia milenar aperfeiçoada pela EMBRAPA, capaz de efetivamente diminuir o impacto da seca com custo de R$ 21 milhões.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário