quinta-feira, 30 de agosto de 2012

NOTÍCIAS NACIONAIS


Banco Central reduz juros pela nona vez seguida


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) determinou nesta quarta-feira (29) a nona redução seguida da taxa básica de juros, também conhecida como taxa Selic porque remunera os títulos públicos depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). O colegiado de diretores do BC baixou a taxa dos atuais 8% para 7,5% ao ano.


De acordo com nota divulgada logo depois do fim da sexta reunião do Copom no ano, os diretores do BC optaram por manter a política de afrouxamento do processo monetário. A decisão foi por unanimidade, sem viés – não pode mudar nos próximos 45 dias. O Copom diz que: “considerando os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, que em parte se refletem na recuperação em curso da atividade econômica, o Copom entende que, se o cenário prospectivo vier a comportar a um ajuste adicional nas condições monetárias, esse movimento deverá ser conduzido com máxima parcimônia”.

Foi a nona queda consecutiva desde agosto do ano passado, quando a taxa estava em 12,5%. De lá para cá a Selic caiu 5 pontos percentuais, equivalentes a 40%. Mas, embora sirva de parâmetro para os juros bancários, a queda não tem sido repassada pelo sistema financeiro nacional (SFN) nas mesmas proporções. No mesmo período, a taxa média dos juros bancários caiu de 121,21% para 102,97% ao ano. Redução de 18,24 pontos percentuais, equivalentes a apenas 15,04%.

Positivo, mas não basta
Na opinião do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes, a decisão do Copom é positiva e sinaliza uma nítida mudança na política monetária, há muito demandada pelos movimentos sociais. Os resultados concretos da nova orientação demonstram, segundo o sindicalista, a falsidade dos argumentos brandidos pelas forças conservadoras que, com forte repercussão na mídia, alardeavam o descontrole da inflação para defender a manutenção dos juros estratosféricos. 

Os fatos dão razão aos sindicalistas, assinala Wagner, bem como aos críticos da política macroeconômica, e sugerem que as ideias daqueles que a mídia elege como “analistas” e intérpretes autorizados do mercado financeiro não são mais do que o espelho dos interesses rentistas. Juros menores trazem uma série de benefícios para o povo e a economia nacional ao reduzir a escandalosa transferência de renda da sociedade para os banqueiros, estimular o consumo e os investimentos. Mas, é forçoso reconhecer que não basta, assevera. 

Segundo o presidente da CTB, o desempenho medíocre da produção no primeiro semestre deste ano sinaliza a necessidade de medidas mais audaciosas. Além de cobrar a continuidade da diminuição dos juros básicos e do chamado spread bancário (mantido em patamares intoleráveis), o movimento sindical reclama a mudança da política fiscal, com uma expressiva redução do superávit primário de forma a liberar espaço para a ampliação dos gastos e investimentos públicos.

Por seu turno, Miguel Torres, presidente em exercício da Força Sindical, declarou que a decisão anunciada pelo Copom mostra que o governo está no caminho certo ao atender os apelos dos trabalhadores. 

O sindicalista assinala também que o barateamento do crédito torna mais fácil a entrada do Brasil em um novo ciclo de recuperação econômica.

Torres pede um crescimento vigoroso da economia e afirma que o governo deve continuar a praticar esta política de redução da taxa Selic para livrar o país da especulação financeira, que acaba consumindo e restringindo o investimento de recursos em educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Da Redação do Vermelho


Dilma sanciona lei das cotas sociais nas universidades


A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (29) a Lei de Cotas Sociais, que destina 50% das vagas em universidades federais a estudantes oriundos de escolas públicas. Ao sancionar a lei, a presidenta disse que o governo tem o desafio de democratizar a universidade e manter a qualidade do ensino.



Presidenta Dilma Rousseff durante sanção do Projeto de Cotas Sociais. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

“A importância desse projeto e o fato de nós sairmos da regra e fazermos uma sanção especial tem a ver com um duplo desafio. Primeiro é a democratização do acesso às universidades e, segundo, o desafio de fazer isso mantendo um alto nível de ensino e a meritocracia. O Brasil precisa de fazer face a esses dois desafios, não apenas a um. Nada adianta eu manter uma universidade fechada e manter a população afastada em nome da meritocracia. Também de nada adianta eu abrir universidade e não preservar a meritocracia”, afirmou Dilma.

Durante seu discurso, a presidenta fez agradecimentos especiais aos senadores Ana Rita (PT-ES), Paulo Paim (PT) e Edison Lobão Filho (PMDB), que participaram do processo de construção da lei, e os deputados Carlos Abicalil (PT) e Nice Lobão (PSD), autora inicial do projeto, que recebeu agradecimento especial. 

Com Blog do Planalto




Nenhum comentário:

Postar um comentário