quinta-feira, 9 de agosto de 2012

OPORTUNIDADE PARA O ESTADO DO CEARÁ


O primeiro edital sairá neste mês, com 76 vagas, e o segundo será lançado somente no próximo ano

09/08/2012 - A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai realizar dois concursos públicos para a contratação de 222 novos professores. O edital do primeiro certame deverá ser publicado ainda neste mês e vai ofertar 76 vagas. No próximo ano, outro edital será divulgado pela instituição, dessa vez com 146 vagas.

Segundo o reitor da Uece, José Jackson Coelho Sampaio, esse é um momento rico para a Universidade devido à realização dos concursos e também da eleição dos diretores. "O último concurso realizado pela universidade aconteceu em 2005 e vigorou até o ano de 2007. Portanto já faz um bom tempo", acrescentou o reitor.

Municípios

Há sete anos foram ofertadas 81 vagas, sendo 25 para Fortaleza e 56 distribuídas entre Tauá, Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Quixadá e Iguatu.

Sampaio comentou que a instituição tem 37 anos e, por isso, muitos professores estão fechando se aposentando. Dessa forma, muitas disciplinas podem ficar sem professor.

O reitor explicou que dessas 222 vagas que serão ofertadas no concurso, 146 são devido a aposentadorias, 47 por falecimentos e 29 por causa de exonerações. A expectativa é que com os novos mestres assumindo as vagas, a UECE recupere o quadro de professores que perdeu de 2007 até agora.

Além disso, ele também destacou que serão realizadas as eleições para o ouvidor da Universidade. Outro objetivo é fazer a eleição para 13 diretores dos centros, faculdades e das instituições de ensino. "Sem dúvida estamos tendo um ano muito bom, pois também conseguimos aprovar a criação de três novos doutorados e temos alguns projetos, em relação à pós-graduação, que saberemos até o fim do ano se vai dar certo", declarou José Jackson Coelho Sampaio.

Ele destacou que a Universidade Estadual do Ceará possui 144 grupos de pesquisa devidamente credenciados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que trabalham em 96 laboratórios.

Investimento

O governador Cid Gomes autorizou, na última sexta-feira (3) um total de R$ 55 milhões para investimentos nas três universidades estaduais cearenses até 2014. Desse montante, R$ 25 milhões serão destinados à Uece.

Melhorias na infraestrutura física serão realizados com os investimentos aplicados na Universidade. Serão construídos laboratórios, quadras esportivas, e implementados projetos de acessibilidade. Com a verba, também será adquirido um ônibus tipo rodoviários, assim como outros equipamentos.

De acordo com o reitor da instituição, esses recursos serão de grande importância para a melhoria da infraestrutura da Uece. "Esse dinheiro será investido principalmente em obras. A universidade cresceu, mas o seu espaço físico, principalmente no Interior, não acompanhou. Por isso, a estrutura precisa ser incrementada", afirmou Sampaio.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário