segunda-feira, 17 de setembro de 2012

NOTÍCIA MUNDIAL


Congresso Mundial de Professores vai contar com delegação da CTB


Com uma delegação de 13 dirigentes, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participará do Congresso Mundial de Professores (FISE) entre os dias 19 e 20 de setembro, na Venezuela.


.
.
Organizado pelas Federação Sindical Mundial (FSM), Federação Internacional dos Sindicatos dos Professores (Fise) e pela União Nacional Força Unitária magistral da Venezuela (Sinafum), o encontro reunirá professores de 32 países dos cinco continentes.

Com o objetivo de discutir e tomar decisões importantes para a coordenação internacional no setor da educação, no qual há problemas particularmente graves nas atuais relações de produção capitalistas e decisões políticas da burguesia. Sobre as intervenções dos monopólios transnacionais no campo da educação.

O Congresso da FISE irá abordar os seguintes pontos:
- O acesso à educação básica e taxa de alfabetização em cada país.
- A redução contínua do financiamento estatal para a educação, a deterioração da educação pública nos países com os governos capitalistas.
- Combater a privatização da educação
- A qualidade e o custo da educação em relação ao conteúdo e infra-estrutura física (número de alunos por turma, falta de professores, o ensino, a compra de livros, etc)
- A educação e formação de professores
- As relações de trabalho e condições de trabalho dos professores e todos aqueles que trabalham em instituições educacional.

O Congresso Mundial também irá discutir o relatório da ação, decidir sobre um novo plano de ação e eleger o sua nova diretiva.

Sendo assim, com base no princípio de que a educação é uma questão fundamental para a classe trabalhadora e para as crianças, e uma questão-chave para o progresso da sociedade, o FISE se propõem a debater com as representantes dos países fortalecendo a integração. “O Congresso a nível internacional pela educação vai fortalecer a entidade do FSM, isso é muito importante. Além do mais, iremos discutir a educação no processo de mudança da sociedade mundial”, comentou Celina Arêas, secretária de Formação e Cultura da CTB.

Crise financeira

Outro fator importante é que o Congresso Mundial acontecerá em meio à crise financeira que vive o capitalismo, na qual a classe trabalhadora está sendo a mais afetada. Esse será o momento para fortalecer as demandas trabalhistas, de salários e segurança social dos professores. Além de retificar a luta em prol de uma educação pública e gratuita para todos. “Consideramos o Congresso um momento de organização de um setor importante que é a educação, sendo a base para o desenvolvimento dos povos. Os cinco continentes ligados ao movimento social classista, justamente no período de crise mundial é algo muito significativo. É nesse sentido que o sindicalismo precisa agrupar suas forças na luta em prol de uma educação de qualidade para todos”, declarou Marilene Betros, dirigente nacional da CTB.

Compartilha da mesma opinião Márcia Machado, vice-presidenta da CTB . "A participação da CTB neste Congresso internacional de educação se reveste de grande importância, dado que é um momento que requer dos trabalhadores e das trabalhadoras um olhar atento à conjuntura internacional, de um mundo capitalista e liberal em crise, onde os reflexos nefastos sobre os trabalhadores são cada vez mais sentidos, pelo receituário que os países do eixo capitalista tem empreendido em especial a flexibilização de direitos e condições de vida dos trabalhadores", declarou.

LEIA MAIS ....

Fonte: CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário