quarta-feira, 17 de outubro de 2012

HOJE COMEMORA-SE O DIA DA INDÚSTRIA DA AERONÁUTICA BRASILEIRA E MUITAS OUTRAS CATEGORIAS...



17 de Outubro – Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

A data comemora o primeiro voo inaugural do biplano Muniz M-7, em 1935, o primeiro a ser construído no Brasil. Projetado por Antonio Guedes Muniz, em 1934, o modelo era um monomotor com dois assentos e capaz de fazer acrobacias. Ele foi desenvolvido em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e 27 unidades foram construídas.
A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Com mais de 39 anos de experiência em projeto, fabricação, comercialização e pós-venda, a Embraer já produziu cerca de 4.995 aviões, que hoje operam em 78 países, nos cinco continentes.  Até mesmo no espaço há a marca da indústria brasileira. Em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), foram desenvolvidos programas de construção de satélites, inclusive com a colaboração da Nasa.
É a terceira maior do mundo, atrás da Boeing e da Airbus, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999. Detem também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros.
Está sediada na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, com diversas unidades no Brasil e exterior, inclusive uma joint-venture na China, a Harbin Embraer. Para teste de aviões, a companhia possui uma pista de pouso e decolagem na cidade de Gavião Peixoto, cuja extensão, de 5000 metros, a tornou terceira mais longa do mundo.
Fonte: Livro A Origem de Datas e Festas – Marcelo Duarte / Conversa com a FAB / Wikipédia

17 de Outubro - Dia do Eletricista


17 DE OUTUBRO

O eletricista é o profissional que trabalha com instalações elétricas, garantindo conforto e segurança nas ruas, nas casas e no ambiente de trabalho das pessoas.

Ele desenvolve estudos de esquemas elétricos e faz a manutenção e a modificação das instalações, conforme seja necessário. Essas instalações podem ser tanto de construções como de equipamentos, máquinas e veículos.
O Instituto Brasileiro do Cobre, ou Procobre, organizou, em 1998, um banco de dados de eletricistas. Para que o eletricista possa se cadastrar no banco de dados, ele faz uma avaliação com prova teórica e prática. Se for aprovado, seu nome é disponibilizado no site da Procobre.
As avaliações são baseadas na normalização de instalações elétricas brasileiras ( NBR 5410 ) e atende a eletricistas que atuam em instalações prediais e residenciais. O nível escolar exigido do eletricista é o fundamental.

NORMAS

As primeiras normas para instalações elétricas no Brasil surgiram por volta de 1940 e sua primeira revisão foi em 1960. A segunda revisão foi feita em 1980, depois outra em 1990 e a última, em 1997.
Fonte: UFGNet




Dia Internacional da Erradicação da Pobreza objetiva diminuir até 2015 o número de pessoas indigentes.


Em 1993 foi decretado que o dia 17 de outubro seria o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A data surgiu com o objetivo de promover anualmente
um debate sobre as formas para se minimizar e de forma gradual erradicar a pobreza e a indigência em todos os países, com atenção redobrada naqueles em desenvolvimento, como o Brasil.
O intuito é que até 2015 fosse reduzido pela metade o número de pessoas vivendo na indigência, o que na prática não vêm sendo sentido. Prova disso é que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50% da população de Mossoró vive em situação de miséria.

O historiador Geraldo Maia destacou que a renda econômica no município sempre foi muito concentrada, favorecendo assim para o aumento do número de pessoas vivendo em situação de pobreza.
"Antes da urbanização e chegada das indústrias e comércio na cidade, a renda era melhor distribuída, porque as pessoas podiam plantar e garantir a sua subsistência. A partir da comercialização houve uma segregação de classes, a renda passou então a se concentrar nas mãos de uma pequena parcela da população", explicou o historiador.
Ele ainda destaca que atualmente o que vêm contribuindo para essa situação encontrada no município é a falta de qualificação de mão de obra.
"Um dos fatores que contribuem para o grande número de pessoas em situação de pobreza na região é o desemprego, motivado principalmente pela falta de qualificação. Para se ter uma idéia, empresas ligadas à Petrobras são as que mais contratam de forma terceirizada. Ao invés de optarem por contratar pessoas do município, acabam trazendo profissionais de outros estados, pois os trabalhadores locais não possuem qualificação. A prefeitura deveria unir-se a outros órgãos pra buscar medidas efetivas para minimizar este problema".
O setor da construção civil também vêm sendo afetado pela falta de mão de obra qualificada, o que limita a inclusão de Mossoroenses nas vagas de empregos surgidas com os novos empreendimentos imobiliários.
A equipe de redação do jornal O Mossoroense tentou entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Mossoró para saber quais as ações desenvolvidas pelo órgão para erradicar a pobreza no município, mas não obteve êxito.
FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE
  Via: BLOG O CIDADÃO



PARABÉNS A TODAS AS CATEGORIAS EM QUE SE COMEMORA NO DIA DE HOJE  SÃO ELAS:
DIA DO ELETRICISTA/ DIA DA APICULTURA/ DIA DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA/ DIA DO PROFISSIONAL DE PROPAGANDA/ E O DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário