quinta-feira, 18 de outubro de 2012

REFLEXÃO BÍBLICA


SALMO 19.


Ao músico principal. Salmo de David.
1 Os céus contam a glória de Deus, E o firmamento anuncia a obra de suas mãos.
2 Num dia emite palavra a outro dia, E uma noite a outra noite declara sabedoria.
3 Não há linguagem, nem palavras, Nem é ouvida sua voz.
4 Por toda a terra saiu sua voz, E até o extremo do mundo suas palavras.
5 Neles pôs tabernáculo para o sol; E este, como esposo que sai de seu tálamo, Alegra-se qual gigante para correr o caminho.
6 De um extremo dos céus é sua saída, E seu curso até o termo deles; E nada há que se esconda de seu calor.
7 A lei lhe Jeová é perfeita, que converte o alma; O depoimento de Jeová é fiel, que faz sábio ao singelo.
8 Os mandamentos de Jeová são retos, que alegram o coração; O preceito de Jeová é puro, que alumia os olhos.
9 O temor de Jeová é limpo, que permanece para sempre; Os juízos de Jeová são verdade, todos justos.
10 Desejáveis são mais do que o ouro, e mais do que muito ouro afinado; E doces mais do que mel, e que a que destila do panal.
11Teu servo é ademais admoestado com eles; Em guardá-los há grande galardão.
12 Quem poderá entender seus próprios erros? Livra-me dos que me são ocultos.
13 Preserva também a teu servo das soberbas; Que não se ensenhoreei de mim; Então serei íntegro, e estarei limpo de grande rebelião.
14 Sejam gratos os ditos de minha boca e a meditação de meu coração adiante de ti, Oh Jeová, rocha minha, e redentor meu.

"A natureza e a revelação dão depoimento do amor de Deus" (CC 9). Esta declaração bem poderia resumir o Sal. 19. Sem dúvida este salmo é o mais conhecido e o mais popular dos salmos referentes à natureza. É uma meditação de agradecimento a respeito da revelação que Deus faz de si mesmo no mundo natural e em sua lei. Nos primeiros seis versículos David (ver 1JT 442) fala da glória de Deus que pode ver-se em suas obras criadas. Nos vers. 7-10 discorre quanto à glória de Deus manifestada na lei. Nos vers. 11-13 considera a relação existente entre estas verdades e o caráter e a conduta. No vers. 14 roga que Deus o mantenha livre de pecado. Quase poderia um imaginar-se ao autor, sob o amplo céu do amanhecer, alabando a Jeová com os excelsos versos deste salmo. Possivelmente o filósofo Kant pensava no Sal. 19 quando escreveu: "Há duas coisas que me enchem o alma de santa reverência e maravilha sempre crescente: o espetáculo dos ciclos despedaçados que virtualmente nos aniquilam como seres físicos, e a lei moral que nos eleva como seres inteligentes a uma dignidade infinita". Haydn usou os primeiros versículos deste salmo como tema da letra do coro "Os céus contam", do grande oratório A Criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário