sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

NOTÍCIAS CRISTÃS


 Globo Repórter percorre os caminhos de Jesus na Terra Santa

A reportagem mostra do nascimento ao sepultamento e ressurreição passando por pontos turísticos de Jerusalém e Belém.
por Leiliane Roberta Lopes

Globo Repórter percorre os caminhos de Jesus na Terra SantaGlobo Repórter percorre os caminhos de Jesus na Terra Santa

A reportagem especial do Globo Repórter da última semana foi filmada na Terra Santa, a equipe da Rede Globo mostrou a cidade de Jerusalém e sua mistura de religiões e povos.
O repórter Dirceu Martins conseguiu mostrar os templos das três principais religiões monoteístas: judaísmo, islamismo e cristianismo.
A cidade de Belém também entrou no percurso, pois é ali que fica a Praça da Manjedoura e também a Basílica da Natividade, a primeira igreja cristã do mundo, criada no ano 326 por Constantino.
Dentro deste templo há uma gruta que estudiosos afirmam ser o local do nascimento de Jesus. A igreja foi construída onde ficaria a estalagem onde Maria e José conseguiram se hospedar na noite do nascimento de Cristo.
Seguindo com os caminhos que foram traçados por Jesus, o repórter seguiu novamente para Jerusalém passando por onde Jesus teria sido julgado, açoitado até chegar na Igreja do Santo Sepulcro que foi construída no Monte Gólgota, onde Jesus foi crucificado.
Assista:



Número de igrejas fechadas na Inglaterra bate recorde

Novos usos para os templos estão sendo estudados
por Jarbas Aragão



  • Número de igrejas fechadas na Inglaterra bate recordeNúmero de igrejas fechadas na Inglaterra bate recorde
    A acentuada queda na freqüência dos cultos tem levado muitas comunidades na Grã-Bretanha a verem os prédios usados como igrejas se tornando disponíveis para outros usos. Em média, 30 igrejas são fechadas na Inglaterra a cada ano, geralmente como consequência da diminuição do número de fieis. No Reino Unido, a igreja oficial é a Episcopal Anglicana, que tem ligações históricas com os reis daquela nação.
    Estima-se que durante os últimos 30 anos do século passado, um período de acentuado declínio do cristianismo na Europa, a taxa de fechamento foi particularmente elevada. Mais de 1.500 templos cristãos ficaram obsoletos. Para muitos ingleses, o culto da véspera de Natal é a única visita à igreja durante o ano.
    Encontrar um uso para essas belas e antigas construções tem sido uma dor de cabeça para a Divisão de Igrejas Fechadas do país. Muitas foram simplesmente demolidas porque o custo de manutenção se tornou demasiadamente alto. Algumas foram vendidas e posteriormente demolidas para que surgissem outros prédios em seu lugar. Um número não revelado foram convertidas em mesquitas islâmicas.
    Edifícios que antes eram o ponto focal da vida nas aldeias foram simplesmente abandonadas e ostentam uma placa de “vende-se”.
    Não por acaso este declínio na adoração coletiva coincidiu com as mudanças profundas no perfil dos moradores das cidades menores.
    Barney White-Spunner, um ex-soldado que hoje preside a Aliança Pelo Campo, acredita os templos deveriam ser preservados, mas dando-se a eles um novo sentido.
    Ele está fazendo um estudo para viabilizar que os antigos lugares de culto religioso possam se tornar pontos focais da comunidade, tornando-se auditórios, feiras, creches, postos policiais ou algo parecido.
    Uma de suas sugestões é que as igrejas que possuem um número reduzido de membros e enfrente dificuldades financeiras, deveriam compartilhar o espaço com fiéis de outras religiões. Muitos pastores já estão caminhando nessa direção, mas têm enfrentado oposição dos membros restantes e por isso estuda-se uma maneira de incentivar essa mudança num país cada vez menos cristão.
    Sir Barney acredita que em breve a maioria das antigas igrejas terá uma nova utilidade para suas comunidades. Traduzido de Telegraph.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário