quarta-feira, 8 de julho de 2015

NOTÍCIA DO RN

PROFESSORES DA UERN REJEITAM PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO

MOSSORÓ/RN - Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) rejeitaram, em assembleia extraordinária realizada na manhã de hoje, a proposta enviada pelo Governo do Estado e reitoria da instituição, que previa um reajuste de 12,053% para todos os docentes ativos, através de auxílios ainda não especificados. A rejeição ocorreu por ampla maioria, com apenas duas abstenções. 

A proposição determinava que os valores reivindicados pela categoria seriam devidamente concedidos, através de auxílios, o que impediria que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) barrasse a medida. A proposta, porém, excluía os docentes aposentados, que não seriam contemplados com o realinhamento. 

A Reitoria também apresentou uma planilha para os docentes, onde apresenta os valores para investimento na universidade, além de mostrar o andamento das obras e melhorias estruturais previstas na pauta de reivindicações da categoria. O documento, não se compromete porém com pontos fundamentais das exigências, como a realização imediata do concurso público na Uern. 

A professora aposentada Otília Neta criticou a proposta do Governado do Estado. De acordo com ela um reajuste somente para os docentes ativos é complete desrespeitoso com aqueles que construíram a história da Uern, principalmente em seus momentos de maior crise. 

“ Os aposentados estão no período da vida em que mais precisam de recursos para financiar uma estrutura cortável, que lhe garanta saúde e lazer. Os ativos da Uern estão de parabéns pois não pensaram só neles, pensaram em toda a categoria e defenderam a isonomia da universidade”, destacou Otília. 

Ela lembrou que cabe ao Reitor da Uern tomar a decisão de conceder o realinhamento salarial de todos os docentes e garantir a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Segundo Otília, todos os aposentados da instituição estão mobilizados e não aceitarão retrocessos e seus direitos. 

*Cláudio Palheta Jr/Barriguda News.
Do Blog Erivan Morais de Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário